iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

06/12 - 09:50

Xavi, Iniesta e Messi são finalistas da Bola de Ouro da Fifa

Pela terceira vez na história, três atletas de um mesmo clube disputam o prêmio de melhor do mundo. Quem foi o melhor em 2010? Vote na enquete abaixo 

Pedro Taveira, iG São Paulo

A Fifa divulgou nesta segunda-feira que os espanhóis Xavi e Andrés Iniesta e o argentino Lionel Messi, todos do Barcelona, são os finalistas da Bola de Ouro 2010, eleição que escolherá o melhor jogador do mundo na última temporada. O vencedor será conhecido no dia 10 de janeiro de 2011, em Zurique, na Suíça.

Esta é a terceira vez na história que três jogadores de um mesmo clube concorrem ao prêmio desde sua criação pela revista "France Football", em 1956. O mesmo já havia ocorrido em 1988 e 1989, quando somente atletas do Milan foram indicados.

Pela primeira vez, a cerimônia da entidade que rege o futebol mundial será unificada com a da revista francesa. Desta forma, a escolha do ganhador contará com a participação de 154 jornalistas da "France Football" e dos 208 capitães e técnicos das seleções que pertencem à Fifa.

Vencedor da última edição da Bola de Ouro e do prêmio da Fifa, Messi volta a figurar entre os finalistas. Neste ano, porém, deve pesar a influência do desempenho argentino na Copa do Mundo da África do Sul. O meia foi o melhor jogador de seu país, mas a equipe parou nas quartas de final.

Já os jogadores espanhóis podem ser beneficiados pela inédita conquista do Mundial. Xavi, terceiro colocado na edição passada dos dois prêmios, aparece como principal favorito do prêmio. Iniesta, por sua vez, conta com o privilégio de ter marcado o gol do título na África do Sul contra a Holanda e foi indicado pelo jornal italiano "La Gazzetta Dello Sport" como o vencedor.

O que deve indicar que a Bola de Ouro ficará com Xavi ou Iniesta é o histórico da premiação em anos de Copa do Mundo. Desde 1994, sempre um atleta do time campeão mundial é escolhido com o melhor do ano. Foi assim com Romário há 16 anos, Zidane em 1998, Ronaldo em 2002 e Cannavaro em 2006.

Com os três finalistas sendo do Barcelona, o clube catalão chegará a sua oitava Bola de Ouro, igualando a marca dos italianos Juventus e Milan como os maiores vencedores.

*Com EFE

Na sua opinião, quem foi o melhor jogador do mundo em 2010?


 

Andrés Iniesta

Lionel Messi

Xavi Hernández



A consulta é realizada somente entre internautas e não tem valor de amostragem científica

Leia mais sobre: Barcelona Xavi

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Getty Images

barcelona

Messi, Xavi e Iniesta
Argentino ainda é o destaque do Barcelona, e espanhóis brilharam na Copa do Mundo

Topo
Contador de notícias