iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

30/11 - 09:00

Flamengo tenta evitar sua pior campanha nos pontos corridos
Só vitória sobre o Santos, domingo, na Vila Belmiro, faz o time superar aproveitamento de 39,1% da campanha de 2004

Thales Soares, iG Rio de Janeiro

O ano pífio do Flamengo, o primeiro sem títulos desde 2005, pode terminar com uma marca ainda pior. Se não vencer o Santos, domingo, às 17h (horário de Brasília), na Vila Belmiro, o time terminará o Campeonato Brasileiro com a sua pior campanha na competição desde 2003, a primeira edição no sistema de pontos corridos, superando a de 2004.

No momento, o Flamengo soma 43 pontos e tem 38,7% de aproveitamento. Uma vitória melhora o desempenho do time, que então terá conquistado 40,3% dos pontos. Se empatar ou perder, ficará abaixo dos 39,1% de 2004, quando se livrou do rebaixamento apenas na última rodada.

Levando-se em conta o Campeonato Brasileiro desde 1971, o Flamengo pode chegar a terceira pior campanha de sua história na competição se não vencer o Santos. Ficaria à frente apenas de 1995 (34,7%) e 2001 (35,8%).

"Graças a Deus escapamos do rebaixamento, mas isso é muito pouco para um clube da grandeza do Flamengo. Dei o máximo para que pudéssemos vencer o Cruzeiro e prometo o mesmo empenho de sempre contra o Santos. Tenho certeza de que toda equipe quer deixar uma boa impressão na despedida do Brasileirão", afirmou o atacante Diego Maurício, de apenas 19 anos.

A vitória sobre o Santos pode colocar o Flamengo na Copa Sul-Americana do ano que vem. Para isso depende de derrotas de Vasco ou Atlético-MG ou um tropeço do Avaí. Se dois desses resultados acontecerem, o time já estará garantido, se apenas um se confirmar, precisará que o Goiás não seja campeão da Sul-Americana este ano.

"Será importante vencermos este último jogo para terminarmos o ano deixando uma marca positiva. Nosso desempenho foi abaixo do que pretendíamos, mas temos que tentar terminar o campeonato com uma vitória. A Sul-Americana ganhou importância por permitir a conquista de uma vaga na Taça Libertadores", disse Leonardo Moura.


Leia mais sobre: Flamengo Campeonato Brasileiro Vanderlei Luxemburgo Copa Sul-Americana

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Vipcomm

Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo, durante treino da equipe na Gávea

Vanderlei Luxemburgo
Se treinador vitória no final de semana, Flamengo terminará Brasileiro com 40,3% dos pontos

Topo
Contador de notícias