iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

24/11 - 22:05

Conmebol pedirá à Fifa para repetir regulamento das Eliminatórias

Confederação sul-americana quer manter 18 rodadas com início em outubro de 2011, caso a entidade máxima do futebol aceite o pedido, como se espera

EFE

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) decidiu em reunião realizada nesta quarta-feira, em Assunção, pedir oficialmente à Fifa a disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, por sistema de todos contra todos, como nas duas últimas classificatórias.

Ao término do encontro, o secretário-geral da Conmebol, o argentino Eduardo Deluca, informou que será o mesmo calendário empregado na fase prévia dos Mundiais da Alemanha, em 2006, e da África do Sul, em 2010, em 18 rodadas a partir de outubro de 2011, caso a entidade máxima do futebol aceite o pedido, como se espera.

"Chegamos a um acordo para pedir à Fifa Eliminatórias com o mesmo regulamento das duas edições anteriores, ou seja, com o sistema de todos contra todos, folgará na rodada a equipe que jogaria contra o Brasil", explicou Deluca.

O secretário-geral revelou que não foi adiante a ideia de algumas federações, como as da Colômbia e Peru, que cogitaram realizar um novo sorteio para redefinir a ordem dos jogos.

A Conmebol ainda reiterou publicamente que defenderá a conservação das quatro vagas diretas para a Copa e uma na repescagem, além do lugar de direito para o Brasil como país organizador. A Fifa deverá discutir o assunto em março de 2011.

"Para o Mundial de 2014, será minha proposição que, como a América do Sul está na condição de organizadora deste Mundial, irá receber uma quota de organizador similar à da Europa quando o Mundial foi na Alemanha ou da África, na Copa da África do Sul", disse o presidente da Fifa, Joseph Blatter, esta semana em Quito.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias