iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

08/10 - 07:15

Lesões desfalcam equipes na reta final do Campeonato Brasileiro

Mês de setembro teve uma incidência grande de contusões, principalmente nos joelhos dos atletas. Muitos não jogam mais este ano e enfraquecem os seus times. Veja a lista abaixo

Mário André Monteiro, iG São Paulo

Faltando dez rodadas para o final, o Campeonato Brasileiro entra na sua reta decisiva e muitos clubes se enfraqueceram e perderam jogadores importantes para esse período. Tudo por conta das lesões. Os problemas mais frequentes são os de joelho, que precisam de um tempo maior de recuperação, principalmente em caso de ruptura ligamentar.

Um desses casos graves aconteceu com Paulo Henrique Ganso, do Santos, que se machucou no duelo contra o Grêmio, e já está longe dos gramados desde agosto. Recentemente, o Botafogo também perdeu dois atletas nessas circunstâncias: Maicosuel e Fábio Ferreira.

A lista de jogadores que estão fora do Brasileirão ainda inclui quatro goleiros. Diego, do Ceará, Márcio, do Prudente, e Felipe, do Santos, também tiveram problemas no joelho e só jogam em 2011. Já Fernando Henrique, do Fluminense, fraturou o dedo da mão e não retornará a tempo de atuar no campeonato nacional.

Curiosamente, a maioria das lesões aconteceu em setembro. O mês foi o que acumulou o maior número de rodadas do Brasileirão - nove -, fator que pode ter sido determinante para o desgaste e esforço físico em demasia dos jogadores. 

Se por um lado existem os jogadores que não jogam mais em 2010, por outro estão os atletas que ainda mantêm a esperança de entrar em campo neste Brasileiro. São os casos, por exemplo, de Marcos, do Palmeiras, Fred, do Fluminense, e Ronaldo, do Corinthians. O experiente trio não têm previsão e nem prazo para recuperação e podem até reforçar suas equipes até o fim do ano.

AE
Maicosuel lesionou os ligamentos do joelho no clássico contra o Vasco

Veja a lista completa de jogadores que estão fora do Brasileirão:

Paulo Henrique Ganso (Santos)
> Ruptura do ligamento cruzado do joelho esquerdo
O astro do time paulista se machucou no dia 25 de agosto, na vitória sobre o Grêmio, no Olímpico. O meia se lesionou na jogada em que Zé Eduardo sofreu pênalti, depois convertido com Neymar, que foi comemorar com Ganso, ainda na maca. A previsão de retorno é fevereiro de 2011.

Jorge Henrique (Corinthians)
> Ruptura do músculo posterior da coxa esquerda de grau 3
O atacante se machucou no empate com o Ceará, em 2 de outubro, no Pacaembu. Em uma disputa de bola, Jorge Henrique chegou a ser jogado para fora do gramado, onde sentiu a lesão. O médico do Corinthians, Paulo de Faria, preferiu não dar previsão de retorno, mas adiantou que pode chegar a três meses, já com o Brasileirão encerrado.

Fábio Ferreira (Botafogo)
> Ruptura do ligamento cruzado do joelho esquerdo
O titular da zaga do time carioca se machucou no clássico contra o Flamengo, no dia 02 de outubro, no Engenhão. Ao cometer uma falta no atacante Diego Maurício, Ferreira acabou sofrendo a grave lesão. O defensor deve voltar aos gramados no começo de abril de 2011.

Maicosuel (Botafogo)
> Ruptura do ligamento cruzado e arrancamento ósseo do joelho esquerdo
A lesão aconteceu num lance em 22 de setembro, no clássico contra o Vasco, no Engenhão. O meia-atacante tentou um chute e se machucou sozinho. Maicosuel vinha sendo peça fundamental para a boa campanha do time no campeonato. A previsão de retorno é oito meses, ou seja, só em maio, mês que começará o próximo Brasileiro.

Júnior César (São Paulo)
> Ruptura total do tendão de Aquiles do pé esquerdo
O lateral-esquerdo se machucou durante um treinamento da equipe no CT da Barra Funda no dia 17 de setembro. Junior tinha perdido a posição com Sergio Baresi no comando e estava sendo opção no banco de reservas. A previsão inicial de retorno é de 5 meses, em fevereiro do próximo ano.

Borges (Grêmio)
> Fratura na tíbia
A lesão não ocorreu em uma data específica. A fratura por estresse, diagnosticada no meio de setembro, aconteceu por conta de um esforço repetitivo do atacante. A previsão de retorno dada pelos médicos pera de 3 meses, mas o prazo pode ser maior dependendo do organismo do atleta. Borges era titular absoluto ao lado de Jonas.

Fernando Henrique (Fluminense)
> Fratura no dedo médio da mão esquerda
Após levar uma bolada no treino de 18 de setembro, nas Laranjeiras, o goleiro titular machucou o dedo e teve que passar por cirurgia. O tempo para volta aos gramados é indeterminado, mas como Fernando Henrique deve retornar aos trinos somente no fim de novembro, sua participação no Brasileiro está encerrada.

Milton Trajano
Ronaldo figurou por algum tempo nessa lista, mas parece que vai voltar a jogar

Ramalho (Atlético-GO)
> Ruptura do tendão de Aquiles da perna esquerda
O volante se machucou na derrota em casa para o Atlético-PR, em 18 de setembro, e está fora da temporada. Ramalho vinha sendo titular e um dos destaques da campanha de recuperação dos goianos. Em janeiro de 2011 ele já deve voltar a treinar com bola.

Wellington (São Paulo)
> Ruptura do ligamento cruzado do joelho esquerdo
O jovem volante se machucou durante período de treinos da seleção brasileira sub-19, em Teresópolis, no Rio de Janeiro, na metade do mês de junho. Com Ricardo Gomes no comando do São Paulo, Wellington vinha tendo oportunidades, principalmente na lateral-direita, mas agora só deve voltar a jogar em janeiro.

Diego (Ceará)
> Ruptura do ligamento cruzado do joelho direito
O experiente goleiro se machucou no dia 7 de setembro, em treinamento da equipe cearense. Algumas rodadas antes, Diego tinha perdido a vaga de titular para Michel Alves e era opção no banco de reservas. A previsão de retorno é entre fevereiro e março de 2011.

Márcio (Prudente)
> Ruptura do ligamento cruzado do joelho direito
A lesão do goleiro aconteceu no dia 15 de julho, no empate contra o Fluminense, no Maracanã. Márcio era titular da equipe paulista e após sua lesão, curiosamente, o Prudente começou sua derrocada dentro do Brasileirão. Em janeiro ele deve voltar aos treinamentos.

Ewerthon (Palmeiras)
> Trauma na cartilagem do joelho esquerdo
O problema aconteceu no clássico contra o São Paulo, em 19 de setembro, que terminou com derrota do Palmeiras. Após a realização da artroscopia, ficou constatado que o atacante não joga mais esse ano. Ewerthon oscilava entre o time titular e o banco de reservas, mas conseguia boas atuações. Em janeiro já estará apto para atuar.

Felipe (Santos)
> Derrame interno na articulação do joelho direito
A lesão do goleiro reserva do Santos aconteceu no treino da equipe no dia 5 de outubro. Além de perder a posição de titular para Rafael, Felipe foi um dos protagonistas da confusão na internet envolvendo os jogadores do Santos com torcedores. Ele retorna em dezembro, com o Brasileirão já encerrado.

Eduardo (Vitória)
> Fratura da fíbula do terço distal e luxação do tornozelo esquerdo
O lateral se machucou logo aos 12 minutos da partida contra o São Paulo, no dia 6 de outubro, em Barueri, e terá que ficar seis meses parado. Seu retorno deve acontecer somente no início de abril de 2011. O jogador jogava alguns jogos como titular, outros ficava no banco.

Divulgação
Ganso se machucou em agosto e já faz tratamento para voltar a jogar

Veja os jogadores que ainda podem voltar a jogar no Brasileirão:

Marcos (Palmeiras)
> Entorse no joelho esquerdo
O goleiro e ídolo do clube paulista se machucou no dia 5 de setembro, na derrota de virada para o Cruzeiro, no Pacaembu. O capitão palmeirense se lesionou após dividir uma bola com o atacante Farías e teve de ser substituído no segundo tempo. Apesar de não precisar de cirurgia, o tempo de recuperação é indeterminado.

Ronaldo (Corinthians)
> Edema na panturrilha da perna direita
O último jogo do atacante aconteceu em 8 de setembro, contra o Atlético-PR. Aliás, Ronaldo participou apenas de três partidas nesse Brasileirão. Dores musculares e a briga constante com a balança não permitem que ele tenha uma sequência dentro do campeonato. O atleta recorreu recentemente a infiltrações na panturrilha e começou a pesquisar sobre medicina ortomolecular. Seu retorno é uma incógnita.

Fred (Fluminense)
> Edema na panturrilha da perna esquerda
Em 25 de julho, no empate com Botafogo, o atacante se machucou e ficou 17 rodadas fora da equipe carioca. Fred retornou aos gramados contra o Santos, no dia 6 de outrubro, mas voltou a sentir a contusão na perna. O coordenador médico do Fluminense, Douglas Santos, disse que a lesão não é tão simples - a terceira no mesmo local -, mas avaliou que o atleta pode ainda jogar no Brasileirão.

Dentinho (Corinthians)
> Lesão muscular na coxa direita
Um das peças mais importantes do time na temporada se machucou no dia 8 de agosto, contra o Flamengo, em partida realizada no Pacaembu. Prestes a voltar, sentiu dores na outra coxa, a esquerda, e um desconforto no quadril, sendo vetado. No seu retorno, contra o Atlético-MG, em 6 de outubro, novamente a coxa direita o atrapalhou e ele teve que deixar a partida no início. Um exame apontará a gravidade da nova lesão.

Milton Trajano
Charge do iG Esporte


Leia mais sobre: Lesões de joelho Cameponato Brasileiro Ronaldo Fred Maicosuel

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


AE

Jorge Henrique

Jorge Henrique
Atacante do Corinthians teve uma grave lesão na coxa e só poderá voltar aos gramados em 2011

Topo
Contador de notícias