Futebol
29/09 - 23:58, atualizada às 00:27 30/09
Corinthians e Botafogo empatam no Pacaembu e Fluminense abre vantagem
Em jogo igual com chances para os dois lados, corintianos e botafoguenses não saíram do 1 a 1, resultado que favoreceu o líder Fluminense
Bruno Winckler, iG São Paulo
- Leia tudo sobre o Corinthians no iG Esporte
- Leia mais notícias sobre o Botafogo no iG Esporte
- iPhone: iG lança aplicativo de futebol em tempo real. Baixe aqui
- Twitter do iG Esporte: Principais notícias, fatos inusitados, vídeos e opinião
O Corinthians empatou por 1 a 1 com o Botafogo na noite desta quarta-feira no Pacaembu e viu o Fluminense abrir três pontos de vantagem na liderança do Brasileirão. O time paulista tem agora 48 pontos contra 51 do líder, que venceu o Avaí por 1 a 0. O Botafogo foi a 41 pontos e viu aumentar para 10 pontos sua desvantagem para o rival carioca.
Veja como foram os gols da partida
O jogo
Empurrado pela torcida que mais uma vez lotou o Pacaembu, o Corinthians instaurou uma blitz para cima do Botafogo logo no início do jogo. Antes do primeiro minuto o time paulista conseguiu uma falta na entrada da área. Roberto Carlos bateu na barreira, mas na sequência do lance a bola acabou voltando para o lateral na ponta esquerda que a levantou na área para Bruno César acertar um lindo chute colocado no ângulo direito do goleiro Jefferson. Foi o 100º gol do Corinthians em 57 partidas realizadas no ano do centenário.
Adilson Batista insistiu com os zagueiros nos treinamentos de cruzamento na área corintiana. Sabia que o maior perigo do Botafogo viria pelo alto explorando as qualidades dos atacantes Herrera e Loco Abreu. E foi esse tom do time carioca em todo o primeiro tempo. A primeira tentativa perigosa dos botafoguenses aconteceu aos 11 do primeiro tempo. Ninguém interceptou escanteio cobrado por Lúcio Flávio e Loco Abreu livre na pequena desperdiçou chance clara. Chutou no travessão de Júlio Cesar.
O cenário era claro e o Corinthians, que teve Thiago Heleno como titular pela primeira vez justamente para conter as jogadas aéreas do Botafogo, não conseguiu parar os atacantes rivais. Aos 24 minutos, em jogada de Herrera pela linha de fundo, Thiago Heleno não conseguiu evitar o cruzamento. Loco Abreu, livre entre Alessandro e William, subiu para empatar o jogo no décimo cruzamento feito pelo Botafogo até aquele minuto. Foi o sexto gol do uruguaio nos últimos seis jogos.
Até o empate, o Corinthians era melhor na partida. Conseguia envolver o adversário no toque de bola, mas o Botafogo aproveitava bem os contra-ataques e por duas vezes assustou Julio Cesar, em cruzamentos de Alessandro não aproveitados pelos atacantes do Botafogo.
No ataque corintiano, Iarley e Jorge Henrique trocavam muitos passes na intermediária, tinham a ajuda de Elias e Bruno César que também chegavam com certo perigo, mas o time pecou nas finalizações. Na mais clara delas, aos 34 minutos, Jorge Henrique fez cruzamento pela esquerda, Elias ajeitou de cabeça, e Iarley, livre na pequena área , acertou a trave esquerda de Jefferson.
O Corinthians, bem marcado pelo chão, passou a usar a arma do Botafogo em jogadas aéreas. No fim do primeiro tempo, em outra ótima chance de Elias pelo alto, a bola passou raspando a trave.
Após o intervalo o Botafogo voltou melhor. Aproveitando a lentidão dos zagueiros corintianos, o time carioca chegou e logo aos quatro, mas foi prejudicado pela arbitragem que anulou gol legítimo de Herrera anotando impedimento inexistente. Logo depois, aos sete minutos, Júlio césar fez defesa milagrosa em cabeçada de Herrera.
O Corinthians precisou passar por esse sustos para voltar ao jogo. Passada a pressão botafoguense, o Corinthians se reencontrou e com a opção de Joel Santana de tirar Herrera para dar lugar a Renato Cajá. Sem o atacante argentino, as ameaças do Botafogo diminuíram e os corintianos, já sabendo da vitória do Fluminense, partiram para cima do Botafogo, mas sem organização.
Na melhor chance para desempatar o jogo, aos 15 minutos, Paulinho recebeu sozinho na cara de Jefferson, mas chutou fraco e o goleiro defendeu. No rebote, Leandro Guerreiro mandou para longe. O Botafogo pouco criou depois disso. O Corinthians, abusando dos toques e chutando pouco a gol, não conseguiu o gol da vitória, que quase foi para o Botafogo aos 48 minutos. No último lance do jogo, Caio, de fora da área, mas sem goleiro, tocou por cima do gol, para o desespero de Loco Abreu, que queria que o colega tocasse a bola.
Para o clássico contra o Flamengo, sábado, o Botafogo não terá Herrera, que recebeu o terceiro cartão amarelo no Pacaembu. Em compensação, Joel Santana terá o retorno de Jóbson e Edno, que cumpriram suspensão contra o Corinthians.
O Corinthians não terá Elias contra o Ceará, também no sábado. O jogador recebeu o terceiro cartão amarelo e como terá de se apresentar à seleção brasileira na semana que vem, ficará de fora também das partidas contra Atlético-MG, dia 6, Atlético-GO, dia 10 e Vasco, no dia 13.
FICHA TÉCNICA – CORINTHIANS 1 x 1 BOTAFOGO
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 29 de setembro de 2010, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Erich Bandeira (PE)
Cartões amarelos: Elias (COR); Fahel, Herrera (BOT)
Renda: R$ 770.449,50
Público: 24.001 pagantes
Gols: Bruno César, aos 2 e Loco Abreu, aos 24 minutos do primeiro tempo
CORINTHIANS: Júlio César; Alessandro, William, Thiago Heleno e Roberto Carlos (Danilo); Ralf (Paulinho), Jucilei, Elias e Bruno César; Jorge Henrique e Iarley (Defederico). Técnico: Adilson Batista
BOTAFOGO: Jefferson; Alessandro, Antônio Carlos (Danny Morais), Fábio ferreira e Marcelo Cordeiro; Leandro Guerreiro, Fahel, Somália e Lucio Flávio (Caio); Herrera (Renato Cajá) e Loco Abreu Técnico: Joel Santana
Leia mais sobre: Corinthians Botafogo Campeonato Brasileiro
> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG
Futura
Empate ruim
Bruno César comemora seu gol. Resultado não foi bom para os paulistas
- Vídeo: Veja todos os gols da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Vídeo: assista aos gols da 23ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Vídeo: Assista a todos os gols da 21ª rodada do Brasileirão
- Vídeo: assista aos gols da 25ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Vídeo: Qual o gol mais bonito da 25ª rodada do Brasileirão?
- Vídeo: veja os lances de Botafogo 1 x 1 Atlético-PR
- Joel evita reclamar da arbitragem: "Estou cansado de ser chamado no tribunal"
- Em jogo eletrizante, Inter vence e tira Corinthians da ponta
-
Últimas de Esporte
- Faltou o Gabiru! Inter dá vexame e perde pro Mazembe do Congo. Mas valeu por mais uma ?dancinha do carrinho? do goleiro Muteba Kidiaba ! E gremista tirador de sarro está proibido de entrar hoje aqui no blog, viu?
- Flamengo está longe de cumprir promessas
- Botafogo renova com Renato Cajá e segue buscando outro meia
- Lesão afasta Marcos Senna do Villarreal por 10 semanas
- Zagueiro Wellington Paulo não vai renovar com o América-MG
- Grêmio e São Paulo estão interessados em zagueiro uruguaio
- Independiente abre negociações para contratar Defederico
- Léo Fortunato acerta com o vitória para substituir Wallace