iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

22/09 - 08:00

Ronaldo completa 34 anos. Veja como estavam as carreiras de outros craques na mesma idade
Ainda sem condições de voltar a atuar, atacante deve se aposentar mais cedo que maioria de seus pares da elite histórica do futebol

Paulo Passos, iG São Paulo

Sem condições físicas para jogar, Ronaldo desfalcará o Corinthians novamente nesta quarta-feira. No dia que completa 34 anos, o atacante mantém a rotina dos últimos meses. Desde o recomeço do Campeonato Brasileiro, após a parada durante o Mundial, ele jogou apenas duas partidas.

Apesar de ter contrato até 2011, não seria uma surpresa o maior artilheiro da história das Copas se aposentar no final desta temporada, com 34 anos.  Idade com que Pelé deixou o Santos para jogar nos Estados Unidos, ou que Maradona ficou mais de um ano sem jogar devido a uma suspensão da Fifa e que Zidane deixou o futebol.

Veja aqui a situação de carreira de outro 9 grandes jogadores com a mesma idade atual de Ronaldo:

Pelé
Dias antes de completar 34 anos, em 1974, Pelé fez a sua última partida como jogador do Santos. Bicampeão mundial com o clube e mais de mil gols marcados na carreira, o camisa dez já não tinha muito mais o que fazer na Vila Belmiro.

Getty Images
Poucos dias antes de completar 34 anos, Pelé fez sua última partida pelo Santos

No final do ano, Pelé foi morar nos Estados Unidos.  Em 1975, ele faz a sua primeira temporada no New York Cosmos. A aposentadoria veio dois anos depois, poucos dias antes do camisa 10 completar 37 anos.

Zico
Em 1987, aos 34 anos, Zico já havia passado por duas cirurgias no joelho. Mesmo assim, continuava sendo o principal jogador do Flamengo. Neste ano, Zico conquistou o quarto título brasileiro do clube e assinou o seu último contrato, válido até 1989.

Após se despedir dos gramados aos 36 anos, em 1991, ele aceita um convite do Japão e atuou por mais três temporadas no futebol do país. A aposentadoria aconteceu quando o maior ídolo da história do Flamengo tinha 41 anos.

Maradona
Quando tinha a mesma idade de Ronaldo, em 1994, Maradona estava suspenso do futebol. Após ser flagrado no antidoping na Copa dos Estados Unidos, o craque argentino recebeu uma pena de 15 meses. Durante esse período, não poderia jogar futebol profissionalmente.

Getty Images
Aos 34 anos, Maradona estava suspenso pela Fifa, após dopping na Copa de 94

Impedido de atuar, o argentino fez, aos 34 anos, sua estreia como técnico, comandando o modesto Deportivo Mandiyú. Na época, a equipe disputava a primeira divisão do Campeonato Argentino. Maradona ficou apenas dois meses no cargo. Em 1995, Maradona voltou a jogar no Boca Juniors, onde ficou por duas temporadas até se aposentar.

Cruyff
Aos 34 anos, Cruyff voltava para a Europa após duas temporadas no futebol dos Estados Unidos. O craque holandes chegou a jogar por dois meses no Levante, que disputava a segunda divisão do Campeonato Espanhol. Após o clube não pagar o salário que havia sido acertado, ele foi embora.

Em 1981, o meia-atacante já não defendia a seleção holandesa havia quatro temporadas. Com a mesma idade de Ronaldo, aos 34 anos, ele acertou o seu retorno ao Ajax, clube onde começou a carreira. Na equipe, jogou por dois anos até se transferir para o rival Feyenoord, onde abandonou o futebol com 37 anos.

Zidane
Ex-companheiro de Ronaldo no Real Madrid, o craque francês completou 34 anos durante a Copa de 2006. No Mundial, brilhou com a camisa da seleção francesa. Porém, foi expulso na final após cabeçada em Materazzi e teve que ver, no último jogo da sua carreira, a França perder para a Itália nas cobranças de pênaltis.
Getty Images
Com idade de Ronaldo, Zidane fez sua última partida como profissional

Como já havia anunciado antes do torneio, não voltou a jogar nenhuma partida oficial.

Romário
Na segunda passagem pelo Vasco, aos 34 anos, Romário viveu um dos melhores momentos da carreira. O ano de 2000 até começou mal para o atacante, com a perda do Mundial para o Corinthians no Maracanã. No restante da temporada, entretanto, o time se recuperou e venceu a Copa Mercosul e o Campeonato Brasileiro.

Nos dois títulos Romário teve participação direta. No Brasileiro, ele foi artilheiro e marcou gols nas duas finais. Já na competição continental, o atacante fez três gols na decisão contra o Palmeiras, quando o Vasco virou uma partida que estava perdendo por 3 a 0, no Parque Antártica.

Títulos e gols que levaram Romário a ser eleito pelo jornal uruguaio El País como o melhor jogador da América na temporada.

Van Basten
Quando tinha a idade de Ronaldo, Van Basten já tinha se aposentado havia quatro anos. Após quatro cirurgias no joelho e duas temporadas tentando voltar aos gramados, o atacante holandês anunciou que não jogaria mais profissionalmente em 1995.

Getty Images
Já aposentado, Van Basten, aos 34 anos, se dedicava ao golfe

Em 1998, quando tinha 34 anos, o ex-jogador se dedicava a outro esporte: o golfe. Com o taco, chegou a disputar torneios beneficentes. Em 2004, iniciou a carreira de técnico no time B do Ajax.

Beckham
Talvez o único jogador a superar Ronaldo como fenômeno de marketing, Beckham não já não vivia o auge técnico aos 34 anos. O meia chegou a essa idade em 2009, quando estava emprestado ao Milan. Foi atuando pelo clube que ele rompeu o tendão de Aquiles e, por isso, ficou fora da Copa da África do Sul.
No dia 12 de setembro, o meia voltou a jogar, já pelo LA Galaxy, após ficar quase seis meses parado.

Rivaldo
Aos 34 anos, Rivaldo já não era mais convocado para a seleção brasileira. Em 2006, o meia-atacante atuava no Olympiakos, da Grécia. Mesmo esquecido pelo técnico Carlos Alberto Parreira, ele continuava sendo a principal estrela do time que defendia. No clube de Atenas, venceu o Campeonato Grego e foi eleito o melhor jogador da temporada no país.
Após passagens pelo AEK, também da Grécia, o e Bunyodkor, do Uzbequistão, o ex-companheiro de seleção brasileira de Ronaldo pretende encerrar a carreira em 2011, atuando pelo Mogi Mirim.

 


Leia mais sobre: Ronaldo Pelé Romário Corinthians

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Gazeta Press

Atacante atuou em apenas 19 partidas do Corinthians em 2009

Ronaldo
Atacante atuou em apenas 19 partidas do Corinthians em 2009

Topo
Contador de notícias