Futebol
04/09 - 11:55
Improvisos e 3-5-2 melhoram resultados para o Palmeiras
Luiz Felipe Scolari tem sucesso com esquema defensivo e mudando jogadores de suas posições de origem
Danilo Lavieri, iG São Paulo
Com esse esquema, o Palmeiras ainda não perdeu. Foram três vitórias e dois empates. No jeito que Luiz Felipe Scolari já adotou para jogar a Copa do Mundo de 2002 com a seleção brasileira, o técnico acaba usando a versatilidade de alguns jogadores que saem de suas posições originais para ajudar o time.
A mudança começa no terceiro zagueiro Fabrício. Desde que chegou do Flamengo, ele também vem cumprindo a posição de lateral-esquerdo, que já teve Armemo e Gabriel Silva, sem muito sucesso. Márcio Araújo deixa de ficar apenas como volante para jogar muitas vezes pela direita e mostra algumas dificuldades com isso, principalmente na hora de armar jogada.
Além de Marcio Araújo, o meio-campo é formado com Edinho, Rivaldo, Pierre e Marcos Assunção. O primeiro ajuda muitas vezes na armação de jogadas ofensivas, funcionando como um verdadeiro meia, apesar de ser volante de origem, função semelhante a de Rivaldo, que também vem ajudando o setor esquerdo do time. Pierre é um dos que mantém suas funções de origem, assim como Danilo e Maurício Ramos.
No meio dos improvisos, o que vem tendo maior sucesso é Marcos Assunção. Não por acaso ganha elogios constantes do chefe.
"O Marcos Assunção tem muita qualidade técnica, visão de jogo e sabe se posicionar, por isso supre as dificuldades que podem aparecer durante as partidas. De vez em quando, ainda pode trocar de posicionamento com o Edinho e jogar junto ao Márcio Araújo na direita", elogiou Felipão.
À frente, Valdivia deixa de ser o tradicional camisa 10 para ser um companheiro de Kleber no ataque. Muitas vezes falha na hora da finalização, como aconteceu no jogo contra o Fluminense, em uma furada sem muita classe na hora de tentar o gol. As constantes faltas que os dois estão sofrendo também colaboram para a lenta evolução do chileno.
Entre esses jogos de sucesso, Felipão ainda tentou mudar. Contra o Atlético-GO, escalou o time para o 4-4-2 e acabou sofrendo uma derrota por 3 a 0 dentro de casa. Por isso, ele já reconhece que não há muito o que mudar no seu time, apesar de sempre ressaltar que ele ainda está sendo formado.
"A ideia é manter, pois deu resultado. Tivemos uma participação sofrendo um gol por jogo e não três como foi quando abrimos. Vamos aprimorar o esquema e quando tiver mais confiança, mas tranquilidade, não estivermos tão precisados de pontos, vamos ver se mudamos alguma coisa. Esse sistema nos dá maior tranquilidade por enquanto", disse o comandante, que completou.
"O time ainda não foi formado. Está sendo formado a cada jogo. Acho que é um dos únicos que foi recebendo jogadores ao longo do Campeonato. E alguns que nem estão em sua melhor condição fisicamente nem no ritmo de jogo. Depois de tivermos todos jogadores nas melhores condições poderemos ficar na altura das melhores equipes", completou.
Leia mais sobre: felipão palmeiras marcos assunção
> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG
- Felipão deve repetir time do Palmeiras no domingo
- "Jogador não entra em campo pensando no salário", diz Kleber
- Administrador, Felipão defende o Palmeiras: "99% dos times devem"
- Felipão defende palpite de Ceni na escalação do São Paulo
- Valdivia e Danilo não treinam no Palmeiras, mas pegam o Cruzeiro
- Lincoln só dá voltas no gramado e pode voltar na quarta-feira
- Cruzeirenses pedem atenção com Kleber em reencontro
- Em dilema tático, Felipão pretende soltar Palmeiras aos poucos
-
Últimas de Esporte
- Faltou o Gabiru! Inter dá vexame e perde pro Mazembe do Congo. Mas valeu por mais uma ?dancinha do carrinho? do goleiro Muteba Kidiaba ! E gremista tirador de sarro está proibido de entrar hoje aqui no blog, viu?
- Flamengo está longe de cumprir promessas
- Botafogo renova com Renato Cajá e segue buscando outro meia
- Lesão afasta Marcos Senna do Villarreal por 10 semanas
- Zagueiro Wellington Paulo não vai renovar com o América-MG
- Grêmio e São Paulo estão interessados em zagueiro uruguaio
- Independiente abre negociações para contratar Defederico
- Léo Fortunato acerta com o vitória para substituir Wallace