iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

05/06 - 20:02

Para voltar a vencer, Santos e Vasco se enfrentam na Vila

Com nove pontos, Santistas querem vencer para colar no pelotão da frente; Vasco tenta se recuperar dos recentes maus resultados no Brasileirão

Gazeta Esportiva

Santos e Vasco se enfrentam neste domingo, às 16 horas (horário de Brasília), na Vila Belmiro, com a missão de voltar a vencer dentro do Campeonato Brasileiro. O Santos, que perdeu o clássico para o Corinthians e empatou com o Cruzeiro, em jogos fora de casa, aposta na força de sua casa para voltar a ganhar no Brasileirão. Já os cariocas esperam superar a derrota para o Guarani, na última quinta-feira, antes da parada da competição para a disputa da Copa do Mundo.

Com nove pontos e ocupando a quinta colocação na Série A do Brasileiro até o início da rodada, o time santista espera se manter no pelotão de frente do torneio e, ainda mais, se aproximar dos líderes.

"O nosso planejamento era ganhar quatro pontos antes da paralisação do campeonato para a Copa. Conseguimos esse empate contra o Cruzeiro, fora de casa, e agora esperamos somar três pontos contra o Vasco. Se terminarmos com 12 pontos, antes dessa parada, certamente estaremos entre os primeiros e próximos do pelotão da frente. Até porque não queremos ficar para trás, pois se não ganharmos a Copa do Brasil, teremos que brigar pelo título brasileiro", analisou Marquinhos.

O atacante André fez coro ao discurso do meia, destacando que o time está determinado a derrotar o Vasco e não deixar a diferença para o líder Corinthians, que tem 16 pontos, aumentar. "Estamos tranquilos e focados para ganhar e terminar entre os quatro primeiros. Esperamos cumprir o nosso objetivo", disse o centroavante, que está garantido no ataque santista.

Mas Neymar, que habitualmente costuma formar o ataque com André, não. O camisa 11 recebeu o terceiro cartão amarelo diante do Cruzeiro e, por conta disso, terá de cumprir suspensão automática nesta partida. Madson deve ser escolhido como o seu substituto. O volante Arouca é outro desfalque, pois não se recuperou de uma lesão na panturrilha direita e será, mais uma vez, substituído por Rodriguinho.

Outro que não irá atuar é o goleiro Felipe. Este, por questões técnicas, já que Dorival Júnior o retirou da equipe titular no último jogo, contra o Cruzeiro, dando uma oportunidade ao jovem Rafael. O arqueiro, que fez sua estreia nos profissionais no duelo contra o Cruzeiro, será ser mantido no gol.

Se por um lado Dorival não terá Arouca e Neymar à sua disposição, por outro, o treinador do Santos poderá contar com o retorno do lateral esquerdo Léo. O camisa 3 está recuperado de dores musculares e foi confirmado pelo comandante no time titular para domingo.

Já no Vasco, a ordem é superar os tropeços contra Botafogo (empate) e Guarani (derrota). "O Santos tem uma equipe que joga para frente e de alta qualidade técnica, e ainda vai jogar em casa. A Vila é um campo que ao mesmo tempo temos que atacar e nos defender. Temos que conseguir fazer as duas coisas ao mesmo tempo, porque temos que somar pontos", ponderou o técnico Celso Roth, que está preocupado com a colocação cruzmaltina no campeonato.

Com apenas cinco pontos, os cariocas ocupam a penúltima posição do Brasileiro e sabem que precisam da vitória para alcançar a melhor colocação possível antes da interrupção do campeonato para o Mundial.

"É ruim chegar na parada da Copa do Mundo desta maneira. Por isso, precisamos fazer de tudo para conseguir uma vitória lá em Santos", discursou o goleiro Fernando Prass.

Só que para conseguir surpreender o Peixe, em plena Vila Belmiro, o Vasco terá que superar, além da má fase, dois desfalques importantes. O volante Nilton, que recebeu o terceiro amarelo contra o Bugre, está suspenso. O atacante Elton, lesionado no joelho direito, irá ficar um mês afastado dos gramados e, portanto, está vetado pelo departamento médico.

Por conta disso, Roth irá alterar o esquema tático vascaíno. O time irá atuar no 3-5-2 com o zagueiro Thiago Martinelli entrando na vaga de Nilton. Na ala direita, Élder Granja será substituído por Fumagalli. E a última substituição do treinador será a entrada de Rafael Coelho no lugar de Élton, já que a outra opção para o ataque, Dodô, rescindiu com o Vasco na última sexta e já não faz mais parte do elenco do Gigante da Colina.

FICHA TÉCNICA
SANTOS X VASCO


Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 6 de junho de 2010, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: José de Caldas Souza (DF)
Assistentes: Erich Bandeira (Fifa-PE) e Ênio Ferreira de Carvalho (DF)

SANTOS: Rafael; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Rodriguinho, Wesley, Marquinhos e Paulo Henrique; Madson e André
Técnico: Dorival Júnior

VASCO: Fernando Prass; Cesinha, Dedé e Thiago Martinelli; Fumagalli, Rafael Carioca, Souza, Jeferson e Ernani; Philippe Coutinho e Rafael Coelho
Técnico: Celso Roth


Leia mais sobre: Santos Vasco Campeonato Brasileiro

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias