iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

13/04 - 20:00

Copa do Brasil esquenta para Grêmio e Avaí

Depois de enfrentarem muitos rivais de menor força nos Estaduais, o time atual e o anterior de Silas se encontram nas oitavas

Gazeta Esportiva

Abril chegou. É o momento do ano em que as flores murcham por causa da diminuição da temperatura, mas o futebol nacional vive momentos quentes. A Copa do Brasil inicia suas fases decisivas com os principais clubes da competição. Os confrontos ficam mais pegados, mais difíceis. No caso do Grêmio ao enfrentar o Avaí, nesta quarta-feira, o Tricolor enfrentará o segundo clube de primeira divisão no ano. O outro foi o rival Inter. Já os catarinenses terão diante de si no Olímpico, às 21h50 (de Brasília), o primeiro adversário da elite do futebol brasileiro na temporada.

A partida pela terceira fase da competição terá um Grêmio em busca da recuperação, querendo demonstrar que construiu uma base sólida para a sequência de 2010. A partida serve como um pequeno teste para verificar a empatia da equipe com os torcedores. Saber se a derrota para o Pelotas, em casa, foi um tropeço compreendido pela torcida ou pelo seu valor agregado, de quebrar uma invencibilidade de 51 jogos como mandante e uma série de 15 vitórias consecutivas, ficaram resquícios de indignação.

"Claro que sentimos pela derrota. É normal. Pela sequência de vitórias que tínhamos, a equipe se acostumou um pouco com o momento. Mas sempre falamos que estamos focados e comprometidos em conquistar títulos, então o importante é sentirmos esta derrota mesmo", comentou o lateral Fábio Santos.

A partida é um recomeço para o time de Silas. Não para que volte a atingir as marcas perdidas diante do Lobão, mas que os resultados positivos voltem a ocorrer na reta final do Campeonato Gaúcho e no início das fases mais importantes da Copa do Brasil.

O mesmo vale para o atacante Borges. Recuperado de lesão muscular, ele retorna ao time após mais de um mês assistindo os jogos pela televisão. Ele voltará a vestir a 9, um pouco abandonada desde a sua ausência. Ao lado de Jonas, o atacante forma uma das duplas mais efetivas do Brasil, com 24 gols na temporada. A ausência será o meia Maylson, com uma lesão muscular. No seu lugar entra o experiente Leandro.

Se o Lobão surpreendeu no Olímpico, o Grêmio não quer dar chance ao Leão. Os catarinenses ainda não se acertaram em 2010 e nem mesmo no estadual estão reinando. O Avaí ainda tenta se firmar, após um início de ano pouco empolgante.

Os catarinenses e o, hoje rival, Silas são conhecidos. Foram anos atuando do mesmo lado. Porém, do time montado pelo treinador gremista pouco restou na Ressacada. Após a boa campanha no Campeonato Brasileiro do ano passado, os principais jogadores do elenco saíram do clube, em um desmanche natural. Péricles Chamusca foi contratado para comandar a reformulação. Seu projeto ainda não encaixou, alguns murmúrios são ouvidos contestando o seu trabalho, principalmente por não ter vencido o primeiro turno do Estadual.

Enquanto o Grêmio terá um retorno, o Avaí terá dois desfalques. Na zaga, Émerson fica de fora devido a uma fratura na mão. No ataque, a ausência será Léo, com problemas no tornozelo. A grande referência técnica do time que está na final do segundo turno do Campeonato Catarinense é o experiente Sávio. Ele e o, também, ex-flamenguista, Vandinho são os principais nomes do reformulado elenco.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO x AVAÍ


Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 14 de abril de 2010, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Alicio Pena Júnior (MG)
Assistentes: Marconi Vieira e Marcus Vinícius Gomes (ambos de MG)

GRÊMIO: Victor; Edílson, Mário Fernandes, Rodrigo e Fábio Santos; Ferdinando, William Magrão, Leandro e Douglas; Jonas e Borges
Técnico: Silas

AVAÍ: Zé Carlos; Rafael, Émerson Nunes e Gabriel; Patric, Marcinho Guerreiro, Batista, Rudnei e Uendel; Sávio e Vandinho
Técnico: Péricles Chamusca


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias