iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

05/01 - 09:35

E-mail enviado à Fifa causa crise em federação do Irã
Israel acabou entre os destinatários da amistosa saudação iraniana de fim de ano. Os dois países não têm mais relações diplomaticas

Agência Estado

Um dos principais funcionários da federação iraniana de futebol apresentou sua demissão na segunda-feira após, acidentalmente, ter desejado feliz ano novo à Associação Israelense de Futebol. Mohamed Mansour Azimzade, porta-voz da Federação de Futebol da República Islâmica do Irã, enviou as saudações por e-mail à Fifa com um pedido para que a entidade repassasse a mensagem às federações de todo mundo.

Azimzade, contudo, havia exigido que Israel - um dos principais inimigos do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad - não fosse adicionado à lista dos felicitados.

Entretanto, por motivos ainda não esclarecidos, Israel acabou entre os destinatários da amistosa saudação iraniana. A confusão causou um profundo mal-estar entre as autoridades do Irã, e Azimzade apresentou sua demissão para encerrar a crise política e esportiva. Israel e a Fifa, até o momento, não se pronunciaram sobre o e-mail iraniano.

Logo após a Revolução Islâmica, em 1979, o Irã rompeu relações diplomáticas com Israel. Sob ordens do regime dos aiatolás, as delegações esportivas iranianas também evitam jogar contra equipes israelenses em competições internacionais.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias