iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

04/12 - 13:36

Especial Copa 2010: Argélia
Veja mais informações e o perfil completo da seleção argelina

Mário André Monteiro, iG São Paulo

A Argélia superou todas as previsões ao se classificar para a Copa do Mundo de 2010, deixando para trás uma década de fracassos que incluíram a não classificação para as duas últimas Copas Africanas. A batalha com o Egito nas Eliminatórias foi como uma verdadeira final de Copa do Mundo para eles, e a viagem para a África do Sul é uma recompensa para os jogadores. Pontuar já estará de bom tamanho.

Karim Ziani, meio-campista da Argélia


Participações anteriores em Copas
A Argélia participou de apenas duas Copas do Mundo. Em ambas (1982 e 1986), acabou eliminada na primeira fase. O grande resultado aconteceu justamente na primeira Copa, quando bateu a Alemanha Ocidental por 2 a 1. Já em 1986, quando era treinada, coincidentemente, pelo atual comandante, Rabah Saadane, vendeu caro a derrota de 1 a 0 para o Brasil.


Campanha nas Eliminatórias

Na última rodada, a Argélia poderia até perder por 1 a 0 para o Egito. Em um jogo cercado por muita rivalidade, os argelinos perdiam por 1 a 0 até os 50 minutos da etapa final, quando o Egito chegou aos 2 a 0, levando a decisão para um jogo extra, no Sudão. Na partida decisiva, com uma vitória de 1 a 0, a Argélia conseguiu vingar, depois de 20 anos, a queda diante dos rivais nas Eliminatórias para a Copa de 1990.


Time base

Chaouchi; Bougherra, Yahia, Halliche, Belhadj; Mansouri, Yebda, Meghni, Ziani; Saifi, Ghezzal. Técnico: Rabah Saadane


Principal jogador
O meia Karim Ziani, do Wolfsburg, é o principal articulador ofensivo do time. Ex-Olympique de Marselha, o jogador foi contratado em julho passado, para a disputa da Liga dos Campeões, por sete milhões de euros.

Nome completo: Karim Ziani
Nascimento: 17/08/1982
Altura: 1,69 m
Peso: 66 Kg
Clube: Wolfsburg-ALE
Posição: Meio-campista


Coadjuvante

Uma recente mudança no regulamento da Fifa, que flexibilizou a mudança de nacionalidade dos jogadores, permitiu a convocação do meia Mourad Meghni, de 25 anos, da Lazio. De origem africana, o meia teve passagem pelas categorias de base da seleção francesa e só poderia optar por outra equipe até os 21 anos. O fim do limite de idade, porém, fez com que Meghni, uma das esperanças argelinas no Mundial, pudesse ser chamada para representar o país.

Nome completo: Mourad Meghni
Nascimento: 16/04/1984
Altura: 1,80 m
Peso: 72 Kg
Clube: Lazio -ITA
Posição: Meio-campista


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


US

Argélia

Argélia
Classificada na repescagem após empate com Egito em seu grupo nas Eliminatórias Africanas

Topo
Contador de notícias