iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

04/12 - 21:00

Atlético-MG e Corinthians cumprem tabela no Mineirão

Partida terá significado especial para Diego Tardelli, empatado no topo da artilharia do Brasileirão com Adriano

Gazeta Esportiva

BELO HORIZONTE - Como prova da pouca importância do confronto entre Atlético-MG e Corinthians, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) agendou a partida para as 19h30 (de Brasília) deste sábado, um dia antes do complemento da rodada decisiva do Campeonato Brasileiro. Os Alvinegros irão se despedir da atual temporada no Mineirão.

A frustração por não ter mais aspirações na competição é maior no Atlético-MG. Na sexta posição com 56 pontos ganhos, a equipe comandada por Celso Roth figurou no grupo de classificação à Copa Libertadores da América em 24 das 37 rodadas já disputadas. Liderou o campeonato oito vezes. E hoje está atrás do rival Cruzeiro.

Mas ainda há um jogador no Atlético-MG com uma meta a conquistar em 2009. Enquanto os seus companheiros buscam motivação para o 'amistoso' contra o Corinthians, a partida terá significado especial para Diego Tardelli. Empatado com Adriano, do Flamengo, com 19 gols, o atacante quer voltar a marcar para se isolar na artilharia da competição. "Terminar o ano como artilheiro seria uma valorização muito grande", reconheceu.

Décimo colocado com 49 pontos, o Corinthians tem o consolo de estar garantido na Libertadores de 2010, na condição de atual campeão da Copa do Brasil. "Claro que gostaríamos de ter feito um Campeonato Brasileiro melhor, mas perdemos peças importantes. Ainda assim, o balanço da temporada é extremamente positivo", aprovou o técnico Mano Menezes.

A maioria dos titulares do Corinthians já programa até as férias de final de ano. O que não resultou em um clima tranquilo no clube. No último treinamento de 2009, o meia Marcinho e o lateral direito Denis (que não permanecerão no Parque São Jorge) trocaram socos e pontapés no gramado da Fazendinha. "Foi um fato isolado", minimizou o Mano.

Marcinho e Denis não seriam titulares de qualquer maneira, mesmo com a série desfalques do Corinthians. Cumprirão suspensão: o goleiro Felipe, os zagueiros Chicão e Paulo André o volante Moradei. Seguem machucados: os laterais Alessandro e Escudero, o capitão William, o meia Edu e os atacantes Dentinho e Ronaldo.

Celso Roth também não poderá contar com vários jogadores. Os volantes Renan e Carlos Alberto (que vinha atuando improvisado na ala direita), os laterais esquerdos Thiago Feltri e Wellington Saci e o atacante Rentería serão as ausências do Atlético-MG. Os três primeiros eram titulares da equipe.

Na lateral esquerda, não há dúvida: o pentacampeão mundial Júnior voltará ao time depois de 80 dias afastado, por opção de Roth. Titular em boa parte do returno, quando o Atlético-MG ainda brigava pelas primeiras posições, o experiente jogador disse respeitar a opinião do técnico, mas não entendeu os motivos para não ser mais aproveitado.

Pela direita, Coelho parece ter ganhado a disputa com o prata da casa Sheslon. Sem muitas oportunidades durante a temporada, ambos sofrem com a falta de ritmo de jogo. Contratado em agosto, o ex-jogador do Corinthians teve problemas para alcançar a forma física e participou de apenas quatro jogos (só dois como titular). Sheslon não foi muito melhor: perdeu boa parte do ano em função de uma lesão de ligamento no joelho esquerdo e só atuou cinco vezes.

No meio-campo, Márcio Araújo ocupará o lugar de Renan. Evandro, que parece mesmo ter tomado a posição de Ricardinho, será o responsável pela armação das jogadas. Depois do 'treinamento secreto' de quinta-feira, Roth teve uma conversa reservada com os prováveis titulares do setor: Jonílson, Márcio Araújo, Correa e Evandro.

Para os alvinegros, pouco importa que o Corinthians entre em campo com um time desfigurado. "Vou estar sempre motivado para jogar, independentemente de qual seja a situação. A gente tem que honrar a camisa do Atlético, mostrar dignidade para conseguir uma vitória e se despedir bem do campeonato", pregou o ex-corintiano Coelho.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X CORINTHIANS

Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 5 de dezembro de 2009, sábado
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo (SC)
Assistentes: Marco Antonio Martins e Alcides Zawaski Pazetto (ambos de SC)

ATLÉTICO-MG: Carini; Coelho (Sheslon), Werley, Benítez e Júnior; Jonílson, Márcio Araújo, Correa e Evandro; Diego Tardelli e Éder Luís
Técnico: Celso Roth

CORINTHIANS: Júlio César; Balbuena, Diego, Renato e Dodô; Jucilei, Elias, Boquita e Matías Defederico; Jorge Henrique e Souza
Técnico: Mano Menezes


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias