iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

10/10 - 19:00, atualizada às 17:51 13/10

Copa do Mundo de 2010 já tem 19 seleções classificadas
Alemanha, Itália, Dinamarca e Sérvia foram as classificadas na Europa; Costa do Marfim, Chile, México e Estados Unidos também se garantiram na África do Sul

Bruno Pessa, repórter do iG Esporte

SÃO PAULO - Já são 19 os países com participação assegurada na Copa do Mundo de 2010. Antes deste sábado, África do Sul (país-sede), Austrália, Brasil, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Espanha, Gana, Holanda, Inglaterra, Japão e Paraguai estavam garantidos. Agora, Estados Unidos, México, Chile, Alemanha, Costa do Marfim, Dinamarca, Itália e Sérvia se juntam a eles.

Na Europa
A Alemanha enfrentou a Rússia em confronto direto pelo grupo 4. Com a vitória por 1 a 0 em Moscou, os alemães acabaram na ponta e, em segundo, os russos vão para a repescagem, não podendo mais serem alcançados pela Finlândia, a terceira. 

Precisando de apenas um ponto, a líder Itália conseguiu o que queria contra a vice Irlanda no empate por 2 a 2 fora de casa. Como Chipre goleou a Bulgária, os irlandeses se garantiram na repescagem, atrás dos atuais campeões mundiais no grupo 8.

Em outro duelo de líderes, a Dinamarca fez o básico para carimbar vaga na África do Sul, derrotando a Suécia por 1 a 0 em casa. Melhor para Portugal, que aplicou 3 a 0 a Hungria e roubou a vice-liderança dos suecos, a uma rodada para o final do grupo 1.

Sérvia e França aplicaram goleadas pelo mesmo placar no grupo 7: 5 a 0. A diferença importante é que a primeira, que atropelou a Romênia, está na Copa; já a segunda, atual vice-campeã mundial, vai ter que jogar o mata-mata da repescagem.

A classificada Inglaterra teve participação decisiva na situação do vice-líder do grupo 6. Ao perder para a Ucrânia, permitiu que a seleção de Schevchenko ultrapassasse a Croácia na tabela e ficasse mais perto de confirmar presença na repescagem.

Ainda na disputa pela vaga, a Bósnia alcançou a repescagem ao bater a Estônia por 2 a 0 e ficar em segundo lugar no grupo da classificada Espanha. Na chave 2, a Suíça depende de um ponto na última rodada, na próxima quarta, para se garantir, enquanto Grécia e Israel têm chances de ir à repescagem.

A Eslováquia precisava apenas de um empate para assegurar a liderança do grupo 3, mas perdeu em casa para a Eslovênia por 2 a 0 e viu a diferença para a rival se reduzir a dois pontos. A República Checa superou a Polônia e, se a Eslovênia bobear, ainda pode beliscar a repescagem.

Na África
A Costa do Marfim deve muito de sua classificação para a Copa a Didier Drogba, pois perdia para Malauí quando o atacante do Chelsea deixou o banco de reservas e marcou o gol do empate salvador. Agora, os marfinenses não podem mais alcançados por Burkina Faso no grupo 5.

Na América do Sul
O Chile garantiu vaga no Mundial em grande estilo, ao vencer a Colômbia por 4 a 2, fora de casa. Já Argentina, Uruguai e Equador levaram para a última rodada a decisão da última vaga. Uma dessas equipes garantirá a classificação direto para o Mundial, e outra terá vaga na repescagem contra o quarto colocado da Concacaf.

Na América do Norte, Central e Caribe
O México se classificou para o Mundial com goleada por 4 a 1 sobre El Salvador. Após começo ruim, com três derrotas nas quatro primeiras rodadas, a seleção mexicana se recuperou, venceu os últimos quatro jogos e carimbou o passaporte.

Os Estados Unidos garantiram a vaga um pouco mais tarde, com vitória sobre onduras por 3 a 2, fora de casa. Já a Costa Rica venceuTrinidad & Tobago por 4 a 0 e ficou perto da terceira vaga, enquanto Honduras está em quarto e no mínimo vai disputar a repescagem contra o quinto da américa do Sul.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


AP

Didier Drogba

Didier Drogba
Atacante do Chelsea mostrou porque é o principal nome da Costa do Marfim, assegurada no Mundial

Topo
Contador de notícias