iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

22/09 - 20:00

Após vexame, Fluminense tenta voltar a sorrir no Peru

Com mais de 90% de chances de rebaixamento, Tricolor vai a campo pela Sul-americana

Gazeta Esportiva

PIÚRA (Peru) - Goleado pelo Grêmio por 5 a 1 no final de semana, lanterna do Campeonato Brasileiro e com mais de 90% de chances de rebaixamento. Esse é o Fluminense, que junta seus cacos para tentar sorrir em outra competição. Nesta quarta-feira o Tricolor pega o Alianza Atlético às 19h15 (de Brasília), no Estádio Miguel Grau, em Piúra, no Peru, pelo confronto de ida das oitavas de final da Copa Sul-americana. O encontro de volta será na próxima quinta, no Maracanã.

O Flu conseguiu eliminar o rival Flamengo na etapa anterior, empatando sem gols no primeiro jogo e por 1 a 1 na segunda partida, quando o mando de campo era rubro-negro, critério levado em consideração pela Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) apesar de as duas partidas terem sido disputadas no Maracanã. Já o Alianza não precisou fazer uso do gol marcado como visitante, pois derrotou o Deportivo Anzoátegui por 2 a 1, na Venezuela, depois de um 0 a 0 em Piúra. O classificado deste confronto enfrenta nas quartas o ganhador do duelo entre Internacional e Universidad de Chile.

Cuca, técnico do Fluminense, não esconde o desejo de tentar levar o Tricolor a conquistar o título. Por isso mesmo, o treinador vem dando atenção especial ao torneio sul-americano, apesar da delicada situação no Brasileirão. "O Fluminense não pode abrir mão de disputar um título internacional do porte da Copa Sul-americana. Por isso o nosso foco neste momento passa a ser totalmente o confronto com o Alianza", disse.

Mesmo sem esconder que a prioridade é livrar o time da queda para a Série B do Campeonato Brasileiro, o elenco do Fluminense vê o jogo desta quarta-feira como importante. Isso porque uma vitória pode amenizar o clima pesado. Antes da viagem, alguns torcedores chegaram a protestar contra a goleada sofrida em Porto Alegre e um novo tropeço no Peru pode complicar as coisas ainda mais.

"Vencer esse jogo no Peru é importante por vários aspectos. Além de nos deixar em situação muito boa na Copa Sul-americana, vai servir para aumentar a auto-estima do grupo e mostrar que é possível reagir no Campeonato Brasileiro", afirmou o goleiro Rafael.

Cuca não confirmou a escalação, já que quase não teve tempo para treinar a equipe. Ele poderá contar com o volante Diguinho, que retorna após cumprir suspensão contra o Grêmio. O volante equatoriano Urrutia e o meia argentino Equi González não foram inscritos no torneio, assim como o lateral esquerdo Paulo César. Com isso, João Paulo deve entrar na lateral e Marquinho ganhar uma vaga no meio.

Mais crise: Se o Fluminense vai mal no Campeonato Brasileiro, vai enfrentar um rival que também passa por um drama no Campeonato Peruano. O Alianza Atlético empatou por 1 a 1 com o Melgar no final de semana e aparece na penúltima posição do Grupo B, com 32 pontos. O risco de rebaixamento, após 21 anos na principal divisão do país, é cada vez maior. Mesmo assim, a ordem também é apostar na Copa Sul-americana.

"O jogo contra o Fluminense ganhou muita importância para nós pela necessidade de darmos uma alegria aos nossos torcedores e mostrarmos o potencial de nossa equipe", disse o técnico Teddy Cardama.

O time para este compromisso não foi definido pelo treinador da equipe peruana. Mas sem problemas de lesões ou suspensão, Teddy Cardama deverá manter a base da primeira fase.

FICHA TÉCNICA
ALIANZA ATLÉTICO X FLUMINENSE


Local: Estádio Miguel Grau, em Piúra (Peru)
Data: 23 de setembro de 2009, quarta-feira
Horário: 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Vera (Equador)
Assistentes: Juan Cedeño (Equador) e Luis Alvarado (Equador)

ALIANZA: Carlos Laura, Rafael Farfán, Gianfranco Espinoza, Ismael Márquez e Marcio Valverde; José Rivas, Israel Tordoya, Edgar Benítez e Kerwin Pexioto; Juan Manaude e Saulo Aponte
Técnico: Teddy Cardama

FLUMINENSE: Rafael, Ruy, Luiz Alberto, Gum e João Paulo; Diogo, Diguinho, Marquinho e Darío Conca; Kieza e Adeílson
Técnico: Cuca


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias