iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

02/07/2009 - 18:32

Liga Europa: Anorthosis e Zestaponi são destaques na estreia
No primeiro dia da competição, equipe cipriota goleia Käerjéng, de Luxemburgo, por 5 a 0; georgianos  aplicam 5 a 1 em norte-irlandeses do Lisburn

Trivela.com

SÃO PAULO - Nesta quinta, dia em que começou a existir de fato, a Liga Europa mostrou 23 jogos, pela ida de sua primeira fase preliminar. Dentre os confrontos, quatro deles mereceram destaque, ao trazerem as primeiras goleadas do torneio.

O primeiro jogo com placar elástico saiu em Lahti, na Finlândia. O Lahti fez 4 a 1 no Dinamo Tirana, da Albânia, e começou a construir a goleada logo aos dois minutos do primeiro tempo, com o brasileiro Rafael - que ainda marcaria o quarto gol dos finlandeses. Bekim Kuli empataria, ainda no primeiro tempo, para o clube albanês, mas, a dois minutos do fim da etapa inicial, Moilanen fez 2 a 1. Haara marcou o terceiro.

Já o Randers, da Dinamarca, fez ainda melhor, ao golear o Linfield, da Irlanda do Norte, por 4 a 0, jogando em casa. No primeiro tempo, apenas Soren Berg marcou, aos 36 minutos. Na etapa final, Sane ampliaria, aos dois minutos. Aos 34 e 35 minutos, dois gols em sequência, de Marc Nygaard e Kasper Lorentzen, confirmaram a goleada.

Entretanto, os dois maiores resultados vieram em jogos posteriores. Com boa campanha na fase de grupos da Liga dos Campeões passada, o Anorthosis Famagusta, do Chipre, goleou o Käerjeng, de Luxemburgo, por 5 a 0, em Larnaca. A vitória começou com um gol contra, de Paulo da Costa, aos 10 minutos. Ainda no primeiro tempo, Nikos Katsavakis fez 2 a 0. Nikolaos Frousos foi o destaque da etapa final: o atacante marcou dois gols, aos 17 e aos 46. Cafú, aos 22, foi o autor do outro gol que completou o placar.

Finalmente, foi a vez do Zestaponi, da Geórgia, encerrar as goleadas. Mesmo jogando fora de casa, em Lurgan, contra o Lisburn, da Irlanda do Norte, o clube do Leste Europeu não se fez de rogado e fechou o jogo com 5 a 1. A equipe estabeleceu o placar ainda no primeiro tempo: Nikoloz Gelashvili abriu o placar aos 11, e marcou o terceiro, aos 34. Shota Grigalashvili faria aos 22 e aos 38. Finalmente, aos sete do segundo tempo, Tornike Aptsiauri deixaria em 5 a 0 o placar. O Lisburn só pôde diminuir a dois minutos do fim da partida, com Gavin Whelan.

As partidas de volta serão disputadas no próximo dia 9.

Confira os resultados dos jogos de ida da primeira fase preliminar da Liga Europa

Olimpi-GEO 2x0 Tórshavn-ILF
Simurq Zaqatala-AZE 0x1 Bnei Yehuda-ISR
Dinaburg-LET 2x1 Nõmme Kalju-EST
Banants-ARM 0x2 Siroki Brijeg-BOS
Niksic-MON 1x1 MTZ Ripo-BLR
Lahti-FIN 4x1 Dinamo Tirana-ALB
Valletta-MLT 3x0 Keflavík-ISL
Zimbru Chisinau-MLD 1x2 Okzhetpes-CAZ
Dinamo Minsk-BLR 2x1 Renova-MCD
Narva Trans-EST 0x3 Rudar Velenje-ESV
Haladás-HUN 1x0 Irysh-CAZ
Spartak Trnava-SLV 2x1 Inter Baku-AZE
Slaven Belupo-CRO 1x0 Birkirkara-MLT
Grevenmacher-LUX 0x3 Vétra-LIT
Anorthosis-CHP 5x0 Käerjéng-LUX
Randers-DIN 4x0 Linfield-IRL
Runavík-FAR 0X3 Rosenborg-NOR
Sligo Rovers-IRL 1x2 Vllaznia-ALB
Fram-ISL 2x1 New Saints-GAL
Buducnóst-MON 0x2 Polonia Warsaw-POL
Lisburn-IRN 1x5 Zestaponi-GEO
Helsingborg-SUE 3x1 MIKA-ARM
Motherwell-ESC 0x1 Llanelli-GAL

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias