Futebol
15/06/2009 - 12:52
Brasil sofre, mas bate o Egito na estreia na Copa das Confederações
Seleção brasileira vencia por 3 a 1, mas cochilou no 2º tempo e cedeu empate; no último minuto Kaká decretou a difícil vitória
Redação iG Esporte
- Polêmica: Egito entra com protesto alegando uso de vídeo pela arbitragem
- FOTOSHOW: Veja as melhores imagens de Brasil 4 x 3 Egito
- Milton Neves: Com roupa horrorosa, Dunga viu a seleção sofrer
- Maurício Stycer: Só faltou dizer que o resultado foi injusto
- Albero Helena: Viva o Brasil! Viva Dunga! Viva Chico Barrigudo!
- Michel Laurence: O Egito deu... Azar!
BLOEMFONTEIN (África do Sul) - Após duas vitórias nas duas últimas partidas das Eliminatórias para Copa do Mundo, a seleção brasileira chegou à África do Sul com o astral lá em cima e conseguiu transformar o bom momento em vitória na estreia da Copa das Confederações contra o Egito: 4 a 3.
A seleção brasileira abriu o marcador com um golaço de Kaká, no começo do jogo. Zidan empatou para o Egito, mas Luís Fabiano e Juan colocaram o Brasil com dois gols de vantagem. No segundo tempo, Shawky e Zidan marcaram em menos de um minuto e empataram a partida.
Aos 45 minutos do segundo tempo, porém, Kaká bateu pênalti, marcou seu segundo gol no jogo e fechou o placar. Não antes sem confusão em campo. Pois o árbitro inglês Howard Webb demorou a marcar a infração do jogador Mohamadi, que intereceptou a bola com o braço na linha do gol. O Egito cobra explicações da Fifa sobe o lance, questionando quem teria avisado o juiz sobre o ocorrido.
As duas seleções voltam a campo pela Copa das Confederações na próxima quinta-feira, dia 18 de junho. O Brasil encara os Estados Unidos, às 11h, enquanto o Egito terá um difícil duelo contra a Itália, atual campeã do mundo, às 15h30.
>> Brasil não levava três gols em um jogo há quatro anos
>> André Santos comemora estreia e espera nova chance
>> Kaká elogia arbitragem de jogo contra Egito
>> A África do Sul está pronta para jogar a Copa do Mundo?
>> Kaká reconhece necessidade do Brasil melhorar
>> Dunga culpa cansaço e admite mudar seleção brasileira
![]() |
| Gilberto Silva e Juan comemoram o 3º gol da seleção brasileira contra o Egito |
O jogo (Veja como foi a partida no lance a lance do Placar iG)
Como não poderia ser diferente, a seleção brasileira começou a partida procurando jogo e partindo para cima do Egito. Tanto que não demorou para abrir o placar. Robinho lançou Kaká na entrada da área, o novo reforço do Real Madrid dominou bonito, chapelou o zagueiro Hani, driblou Gomaa e tocou na saída do goleiro El Hadary. Um golaço logo aos cinco minutos de jogo.
O Egito não se intimdou e buscou o empate com Zidan, de cabeça, aos nove minutos da primeira etapa. Aboutrika recebeu em velocidade pela direita e cruzou na medida para o atacante do Borussia Dortmund balançar as redes de Júlio César. Entretanto, dois minutos mais tarde, Elano bateu falta da intermediária e Luís Fabiano, também de cabeça, recolocou o Brasil na frente: 2 a 1.
A seleção africana se assustou com o segundo gol brasileiro e passou a se defender. O Brasil começou a ter dificuldades para penetrar na zaga adversária, então Kaká arriscou de longe aos 20 minutos, mas o goleiro egípcio fez boa defesa no canto. Aos 22, Elano cobrou escanteio na cabeça de Juan, mas o zagueiro não acertou o alvo, perdendo boa chance para ampliar.
Daí para frente, o Egito apertou na marcação em seu campo de ataque e a seleção brasileira ficou sem saída de bola. Aos 31, Juan recuou para Júlio César, que chutou errado para frente. Aboutrika recebeu dentro da área, driblou Lúcio e ficou em boas condições para finalizar, mas o zagueiro se recuperou bem e fez o corte.
Aos 36 minutos o Brasil voltou a assustar. Daniel Alves soltou uma bomba em batida de falta pela meia-direita e o goleiro El Hadary mandou para escanteio. Na cobrança, Elano colocou de novo na cabeça de Juan, mas dessa vez o zagueirão não desperdiçou e marcou o terceiro da seleção. Os egípcios tentaram reagir nos minutos finais da etapa inicial, mas esbarraram na segura marcação brasileira.
![]() |
| Robinho esteve apagado em campo e foi substituído por Pato no segundo tempo |
O Brasil começou o segundo tempo desligado e com feio de mão puxado, só tocando a bola na intermediária, enquanto o Egito se lançava para o ataque quando tinha a bola. Aí veio o castigo e em um minuto os africanos empataram. Aos nove, Shawky recebeu na entrada da área e soltou a bomba no canto direito de Júlio César. No minuto seguinte, a zaga cochilou, Zidan recebeu em velocidade pela esquerda, entrou na área e chutou para marcar o 3º gol egípcio.
Dunga ficou preocupado com a reação do adversário e fez duas mudaças ao mesmo tempo aos 17 minutos. Alexandre Pato e Ramires entraram nas vagas de Robinho e Elano, respectivamente. Nesse momento o jogo ficou igual, com as duas seleções buscando o quarto gol.
Sumido durante boa parte do jogo, Kaká assumiu a responsabilidade e se transformou no principal jogador brasileiro no segundo tempo. O meia tentou levar o time para o ataque com suas arrancadas e arriscava chutes de longe. Em uma dessas finalizações, recebeu de Pato na entrada da área, ajeitou no peito e mandou de primeira, mas a bola passou raspando o travessão do Egito.
Quando os adversários eram melhores no jogo e chegavam com perigo ao gol de Júlio César, Dunga promoveu a estreia de André Santos na seleção brasileira. O lateral corintiano entrou no lugar do colorado Kléber aos 37 minutos. Em sua primeira participação, não dominou a bola e ela saiu pela lateral.
Aos 43 minutos, Daniel Alves cobrou falta da direita, Lúcio bateu de primeira e Mohamadi tirou a bola em cima da linha com o braço. Pênalti para o Brasil e expulsão do jogador do Egito. Kaká bateu e converteu, decretando a suada vitória por 4 a 3 na estreia da Copa das Confederações. O Egito ainda chegou com perigo aos 49, mas Júlio César defendeu finalização de longe do meia Eid.
![]() |
| Para ver mais charges de Milton Trajano clique aqui |
FICHA TÉCNICA - BRASIL 4 x 3 EGITO
Local: Estádio Free State, em Bloemfontein (África do Sul)
Data: 15 de junho de 2009, segunda-feira
Horário: 11 horas (de Brasília)
Árbitro: Howard Webb (ING)
Assistentes: Michael Mullarkey e Peter Kirkup (ING)
Cartão amarelo: Moawad (EGI)
Cartão vermelho: Mohamadi (EGI)
GOLS: Kaká (BRA) aos 5' do 1º tempo, Zidan (EGI) aos 9' do 1º tempo, Luís Fabiano (BRA) aos 11' do 1º tempo, Juan (BRA) aos 37' do 1º tempo; Shawky (EGI) aos 9' do 2º tempo, Zidan (EGI) aos 10' do 2º tempo, e Kaká (BRA) aos 45' do 2º tempo.
BRASIL: Júlio César; Daniel Alves, Juan, Lúcio e Kléber (André Santos); Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano (Ramires) e Kaká; Robinho (Alexandre Pato) e Luís Fabiano
Técnico: Dunga
EGITO: El Hadary, Ahmed Said, Moawad, Hani Said e Gomaa; Shawky, Ahmed Hassan (Ahmed Eid), Fathi e Hosni (Muhamad); Aboutrika e Zidan
Técnico: Hassan Shehata
Leia mais sobre: Seleção brasileira Copa das Confederações
> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG
AFP
Kaká e Robinho
Meia fez um golaço logo no começo de jogo e abriu caminho para a vitória da seleção brasileira
- Depois de sufoco na estreia, Brasil desembarca em Pretória
- Zidan afirma que seleção egípcia merecia ponto do empate
- Egito entra com protesto alegando uso de vídeo pela arbitragem
- Kaká reconhece necessidade do Brasil melhorar
- Sergio Ramos aponta Kaká como destaque do Brasil na Copa das Confederações
- Sul-africanos mostram apoio tímido ao Brasil antes da estreia
- Brasil estreia contra Egito para confirmar boa fase
- Irritado, técnico Dunga ironiza críticas à seleção brasileira
-
Últimas de Esporte
- Juiz sueco diz que pensou em parar após lance de Henry
- Alemanha reconhece recorde de uma atleta judia batido em 1936
- Atlético-MG deve ter mudança na defesa para enfrentar o Palmeiras
- Wenger: "Dane-se a Copa, quero jogadores focados no Arsenal"
- Real Madrid confirma volta de Cristiano Ronaldo contra Zurique
- Em busca de arrancada, Palmeiras faz concentração em Itu
- Cotado para ser titular, Eliandro espera retribuir confiança de Adílson
- Presidente do Atlético-MG "esnoba" dinheiro da Libertadores


