iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

05/06/2009 - 20:47

Ministro do Esporte visita Morumbi e diz que estádio pode abrir Copa

São Paulo recebeu autoridades e defendeu seu estádio de críticas: "é o melhor estádio que tem neste país", afirmou Juvenal

Gazeta Esportiva

SÃO PAULO - Alvo de críticas e especulações desde a confirmação de que será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, o projeto do Morumbi foi defendido nesta sexta-feira durante reunião do presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, com os ministros do Esporte e do Turismo, Orlando Silva e Luiz Barreto, respectivamente. O mandatário tricolor rebateu as críticas de que o estádio estaria longe dos padrões da Fifa e aproveitou para questionar os planos de outras cidades.

"O Morumbi é o melhor estádio que tem neste país. Como pode ser o pior? Natal ainda não escolheu nem o terreno. Além disso, o que vamos fazer no Maracanã, que é tombado? O que vamos fazer com o Mineirão? Essas coisas (especulações) são do mundo do futebol, que tem uma repercussão enorme.", comentou.

O presidente, porém, reconhece que o projeto do Morumbi está em constante mudança e já admitiu a alteração do setor reservado para os jornalistas. "Verificamos pela imprensa algumas críticas e já respondemos tecnicamente. Elas não procedem. A única dinâmica desse processo é a colocação da imprensa. Passamos do primeiro andar para o segundo, onde terá uma visão melhor".

Por sinal, o setor da imprensa foi um dos pontos criticados do projeto. O ministro Orlando Silva, por sua vez, explicou que teve todas as suas dúvidas sanadas durante a reunião com os são-paulinos e, apesar de não ter revelado detalhes sobre o que foi debatido, elogiou a casa tricolor.

"O projeto foi muito bem concebido e estruturado. Tenho segurança de que o Morumbi estará pronto para cumprir todos os critérios da Fifa para receber jogos e, se for o caso, a abertura da Copa. O São Paulo se mostrou aberto a fazer todos os ajustes que a Fifa solicitar", afirmou.

Já o arquiteto responsável pelo projeto, Ruy Ohtake, advertiu que o Tricolor só poderá realizar ajustes se receber reivindicações oficiais da entidade máxima do futebol. "É importante que as observações sejam feitas por escrito e, provavelmente, isso acontecerá nas próximas reuniões. Eu soube pela imprensa de algumas observações. Mas o Morumbi tem 84% de sua estrutura atendendo à Fifa".

A previsão da diretoria do Tricolor é de que todas as reformas estarão finalizadas até dezembro de 2012. Na próxima semana, os representantes de todas as 12 sedes se reunirão com dirigentes da Fifa no Rio de Janeiro. Já os ministros ainda visitarão também particularmente cada cidade escolhida para a Copa de 2014.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Divulgação

orlando silva visita o morumbi

Orlando Silva (esq.) e Luiz Barreto (dir.)
Ministros do Esporte e do Turismo e foram recebidos pelo presidente do São Paulo

Topo
Contador de notícias