iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

12/05/2009 - 16:00

Uefa autoriza árbitros a interromper partidas em caso de racismo
Entidade deu poder aos oficiais de paralisar jogos quando houver qualquer tipo de ofensa racista vindo do público em jogos internacionais

Trivela.com

GENEBRA (Suíça) - A Uefa concedeu à arbitragem de suas partidas o poder de paralizar a partida e retirar de campo os jogadores caso haja comportamento racista da torcida, em partidas internacionais organizadas pela entidade.

O comitê executivo da entidade européia divulgou na terça-feira que os árbitros serão autorizados a tomar “atitude firme e decisiva” caso as partidas envolvam comportamento racista vindo da arquibancada.

A idéia será examinada nos detalhes e novas regras serão impostas aos juízes após o próximo encontro do comitê executivo em Vilnius, no começo de julho.

O secretário-geral da Uefa, David Taylor, disse à Reuters: “Nós temos trabalhado nessa ideia por um tempo e chegou o momento de autorizar os árbitros a parar, suspender, ou abandonar uma partida por interferências externas de qualquer tipo.”

“Por 10 minutos, ou mais, dependendo das circunstâncias”, continuou. “Queremos mandar uma mensagem clara para os que têm comportamento racista de qualquer tipo, pois isso não será tolerado em partidas da Uefa.”

O grande número de incidentes racistas, especialmente envolvento coros e músicas vindo da torcida, têm afetado jogos de futebol recentemente, e a Uefa constantemente foi criticada por punir com multas e sanções mínimas às federações dos países envolvidos.

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias