iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

19/04/2009 - 15:09

COI se diz "impressionado" com candidatura de Tóquio para Jogos de 2016
"Tóquio é uma cidade dinâmica, em que o esporte tem enorme importância na vida das pessoas", disse a presidente da comissão de avaliação

EFE

SÃO PAULO - A comissão de avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) assegurou hoje estar "impressionada" com a qualidade da candidatura de Tóquio aos Jogos Olímpicos de 2016.

"Tóquio é uma cidade dinâmica, em que o esporte tem enorme importância na vida das pessoas", disse a presidente da comissão de avaliação, Nawal El Moutawakel, durante sua única entrevista coletiva após quatro dias de visita oficial à capital japonesa.

A cidade, que por enquanto tem a nota provisória mais alta do COI, com 8,6, tem como adversárias Rio de Janeiro, Madri e Chicago.

El Moutawakel destacou a importância de receber o apoio financeiro "total" do primeiro-ministro (do Japão) e do Governo metropolitano de Tóquio.

Contudo, a ex-atleta marroquina explicou que todos os pontos apresentados serão "estudados cuidadosamente" durante os próximos meses até a publicação do relatório, em 2 de setembro.

A comissão, formada por 13 analistas, avaliou também positivamente a aposta ecológica da candidatura, mas disse que este é apenas um dos 17 pontos a serem avaliados.

El Moutawakel, que se negou a ressaltar os pontos fracos da candidatura japonesa antes da divulgação do relatório, disse ter ficado impressionada também com a proximidade das instalações - 97% delas estão distanciadas por um raio de oito quilômetros.

Para o governador metropolitano de Tóquio, Shintaro Ishihara, a visita do COI o deixou "orgulhoso".

"Sinto profundo respeito por nossos concorrentes, que estão fazendo uma grande campanha, mas acho que esta visita nos deu um impulso para vencer a corrida olímpica", disse em outra entrevista coletiva.

A comissão passou por Chicago entre os dias 3 e 7 deste mês e agora vai ao Rio, onde fica de 27 de abril a 3 de maio. A passagem por Madri será em seguida, de 4 a 9.

O anúncio final será feito em 2 de outubro deste ano, como parte da assembléia geral do Comitê Olímpico Internacional, em Copenhague, capital da Dinamarca. EFE icr/dp


Leia mais sobre: Tóquio Jogos Olímpicos de 2016

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias