iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

21/03 - 16:43

Há exatamente 100 anos o Atlético-MG entrava pela primeira vez em campo

Alvinegro de Belo Horizonte estreou com uma vitória por 3 a 0 sobre o Sport Clube Futebol, na casa do adversário

Gazeta Esportiva

BELO HORIZONTE - Este sábado marca uma data muito especial para o clube Atlético-MG, um dos mais tradicionais do futebol brasileiro. Exatamente 100 anos atrás, o Galo fazia sua primeira partida. E o jogo já prenunciava um futuro brilhante para a equipe mineira: o Alvinegro, em sua estreia, venceu o Sport Clube Futebol, por 3 a 0, na casa do adversário.

O Atlético-MG foi fundado no dia 25 de março de 1908. A agremiação surgiu de uma reunião de jovens estudantes no coreto do parque municipal de Belo Horizonte. Mas o Galo só entraria em campo quase um ano mais tarde, no dia 21 de março de 1909.

O primeiro gol da história do Galo foi marcado por Anibal Machado. Os outros tentos foram anotados por Zeca Alves e Mário Neves. Os primeiros jogadores a disputarem uma partida com a camisa do Atlético-MG foram: Eurico Catão, Raul Fracarolli, Mauro Brochado, Leônidas, Hugo Fracarolli, Mario Toledo, Francisco (Mario Neves), Mario Lott (Anibal Machado), Margival, Horacio (Zeca Alves) e Benjamin. Quem comandou o time foi Chico Neto.

Após sofrer uma derrota em casa, o Sport pediu uma revanche, no que foi atendido pelo Atlético-MG. No segundo confronto, nova vitória do Galo, desta vez por 2 a 0. Uma terceira partida foi marcada e o Alvinegro superou o adversário mais uma vez, aplicando a maior goleada da série de jogos: 4 a 0.

Maior vencedor do Campeonato Mineiro, o Atlético-MG conquistou o torneio Estadual 39 vezes, cinco a mais que o seu maior rival, o Cruzeiro. Além disso, o Galo foi o 1º campeão do Campeonato Brasileiro, tendo levantado a taça da primeira edição da competição nacional, em 1971. Em âmbito internacional, o Alvinegro Mineiro se sagrou duas vezes campeão da Copa Conmebol (1992 e 1997).


Leia mais sobre: Atlético-MG

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias