iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

10/03 - 15:30

Time olímpico britânico pode ter apenas ingleses, diz ministro
Três das quatro federações britânicas são contrárias a equipe unificada para Jogos de Londres em 2012

Trivela.com

LONDRES (Inglaterra) - A ideia de que uma seleção composta apenas por ingleses pode representar a Grã-Bretanha nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, foi reforçada nesta terça-feira pelo ministro dos esportes britânico, Gerry Sutcliffe. A presença da equipe da casa no torneio de futebol é colocada em dúvida por causa da filiação independente das quatro nações (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) à Fifa.

Durante um debate no Parlamento, Sutcliffe disse esperar uma equipe com a 'maior representação possível' da Grã-Bretanha, mas admitiu que a oposição de escoceses, galeses e norte-irlandeses dificulta a formação de uma equipe unificada. Ele lembrou que haverá partidas das Olimpíadas em Cardiff, no País de Gales, e em Glasgow, na Escócia.

'Seria uma vergonha se tivéssemos estes jogos no País de Gales e na Escócia sem a possibilidade de participação britânica', declarou, antes de admitir a probabilidade de o time ter apenas ingleses. 'Isso é verdade, e é triste que isso vá acontecer se não tentarmos resolver a questão'.

Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte temem que a formação de uma equipe única coloque em dúvida a condição de independência dentro da Fifa. O presidente Joseph Blatter já declarou que preferia uma seleção apenas com ingleses, para evitar questionamentos, mas lembrou que a situação das quatro nações britânicas está esclarecida no estatuto da entidade e não pode ser modificada.

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias