Futebol
15/02 - 18:13
Flamengo arranca empate do Botafogo no final do clássico
Gol de Josiel aos 46 da 2ª etapa decretou placar de 1 a 1; times estão nas semifinais do Carioca e aguardam rivais
Gazeta Esportiva
- Artilheiro e herói, Josiel avisa: "Daqui pra fente é só alegria"
- Mais Carioca: Flu goleia Tigres e garante classificação à semifinal
- Vasco vence Madureira e depende de recurso para se classificar
- Resende supera Americano, fica em segundo e aguarda "caso Vasco"
RIO DE JANEIRO - Com um gol de Josiel aos 46 minutos do segundo tempo, o Flamengo arrancou empate por 1 a 1 com o Botafogo na tarde deste domingo, no Maracanã, no Rio de Janeiro, e ficou com a primeira colocação do Grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. O Rubro-Negro chegou aos 17 pontos, um a mais que o Glorioso, que teve seu gol anotado por Batista, ainda na primeira etapa.
As duas equipes estão nas semifinais, mas seus adversários só serão conhecidos na terça-feira, quando o Vasco vai tentar no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ) recuperar os pontos perdidos na quinta-feira, por escalar supostamente de forma irregular o atleta Jeferson na derrota de 2 a 0 para o Americano.
Veja os gols do clássico
O jogo - veja como foi a partida no lance a lance do Placar iG
O primeiro tempo começou com o Flamengo dando a impressão de que estava mais organizado em campo, porém com o Botafogo levando mais perigo quando ia ao ataque. Aos cinco minutos Leandro Guerreiro arriscou de fora da área à direita do goleiro Bruno. Cinco minutos depois Reinaldo foi lançado na área e chutou, já desequilibrado, para fora.
Os lances ofensivos deram mais confiança ao Botafogo, que abriu o marcador aos 16 minutos. Batista tabelou com Reinaldo e, da entrada da área, chutou no canto direito de Bruno. Foi o primeiro gol do volante com a camisa botafoguense. A primeira vez que o Flamengo assustou o Botafogo foi aos 22 minutos, num chute de fora da área de Egídio, que o goleiro Renan defendeu.
A desvantagem no marcador abateu o Flamengo. O Botafogo então passou a desperdiçar muitas oportunidades de ampliar. Aos 25 minutos Alessandro cruzou e Diego, livre de marcação, cabeceou para o goleiro defender. Dois minutos depois Lucas Silva recebeu de Alessandro e chutou com violência, à direita de Bruno.
Sem conseguir furar a defesa botafoguense, o Flamengo assustava apenas em chutes de fora da área. Em dois deles, aos 36 e 39 minutos, Jônatas forçou boa defesa de Renan. O goleiro alvinegro ainda viu Bruno, aos 43, cobrar sobre o gol uma falta, no último lance de emoção da primeira etapa.
Logo aos cinco minutos do segundo tempo o Flamengo desperdiçou a sua melhor oportunidade até então para empatar. Zé Roberto cruzou da direita e Alessandro empurrou Egídio, que iria cabecear de dentro da pequena área. O árbitro José Alexandre Barbosa Lima corretamente assinalou o pênalti. Obina foi para a cobrança e Renan fez grande defesa. Foi a segunda penalidade máxima perdida pelo xodó da torcida rubro-negra na Taça Guanabara. Antes ele tinha perdido na vitória de 2 a 1 sobre o Bangu.
Mesmo com o pênalti perdido, o Flamengo seguiu mais presente no campo de ataque. Porém com um Botafogo cada vez mais perigoso nos contra-golpes. Aos 12 minutos, Jougle chutou de fora da área e Bruno fez boa defesa. Um minuto depois Reinaldo fez grande jogada individual e deixou Wellington Júnior na cara do gol. Mas o jovem botafoguense chutou mal, para fora.
A resposta do Flamengo veio aos 20 minutos, num chute de Jônatas á direita de Renan. Porém mais perigo para o gol botafoguense levou uma cabeçada de Josiel, aos 24. Quatro minutos depois o goleiro do Alvinegro salvou com um tapa um chute de Josiel, quando quase foi encoberto.
Josiel vinha se tornando o mais perigoso atacante do Flamengo. Tanto que aos 32 minutos quase empatou ao receber na área, girar ao redor de Leandro Guerreiro e chutar para a defesa de Renan. De tanto insistir o Flamengo chegou ao empate aos 46 minutos. Zé Roberto chutou, Renan deu rebote e Josiel empurrou para o fundo da rede, definindo o empate.
FICHA TÉCNICA - BOTAFOGO 1 x 1 FLAMENGO
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 15 de fevereiro de 2009 (Domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: José Alexandre Barbosa Lima (RJ)
Assistentes: Wagner de Almeida Santos (RJ) e Raimundo Araújo dos Santos (RJ)
Renda: R$ 491.452,50
Público: 31.761 pagantes
Cartões amarelos: Diego, Alessandro, Wellington Júnior, Fahel e Leandro Guerreiro (Botafogo) e Leonardo Moura, Thiago Sales e Josiel (Flamengo)
Gols: BOTAFOGO: Batista aos 16 minutos do 1º Tempo
FLAMENGO: Josiel aos 46 minutos do 2º Tempo
BOTAFOGO: Renan, Fahel, Wellington e Leandro Guerreiro; Alessandro, Batista, Túlio Souza (Jougle), Lucas Silva e Thiaguinho (Alex); Diego (Wellington Júnior) e Reinaldo
Técnico: Ney Franco
FLAMENGO: Bruno, Willians, Fábio Luciano e Thiago Sales; Leonardo Moura, Toró (Fierro), Ibson, Jônatas e Egídio (Éverton Silva); Zé Roberto e Obina (Josiel)
Técnico: Cuca
Leia mais sobre: Flamengo Botafogo Campeonato Carioca
> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG
Gazeta Press
Botafogo x Flamengo
Clássico reuniu times classificados com folga, que podem se rever na final da Taça Guanabara
16/02 - 08:50 - Vídeo: Assista aos melhores momentos de Botafogo 1 x 1 Flamengo
17/02 - 23:05 - Vídeo: Atraso nos salários gera insatisfação no Flamengo
16/02 - 03:32 - Vídeo: Assista aos gols dos campeonatos paulista e carioca
15/02 - 20:48 - Vídeo: Veja gols da rodada dos estaduais de RJ e SP
12/02 - 23:20 - Vídeo: Haja coração para o pai de Everton, do Flamengo
12/02 - 12:52 - Vídeo: Assista aos melhores momentos de Flamengo 2 x 2 Boavista
12/02 - 00:08 - Misto do Flamengo perde 100% diante do Boavista
06/02 - 10:46 - Vídeo: Para Ney Franco, faltou criaçãoa Botafogo
-
Últimas de Esporte
- Na raça, São Paulo vence Intelli por 3 a 1 no Estadual de futsal
- Universo conquista décimo título consecutivo em Brasília
- Concacaf expressa apoio à candidatura dos EUA para Copas de 2018 ou 2022
- Atacante diz que entregou jogo por ameaças de torcedores na Argentina
- Ortega confessa que chora por problemas com álcool
- Iarley está 90% certo com o Corinthians, diz empresário
- Allan será julgado no STJD e pode desfalcar o Vasco
- Atacante Calderón se aposenta e desfalca Estudiantes no Mundial de Clubes