iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

08/02 - 09:26

Com pouco valor, Gre-Nal prematuro será para o interior ver
A cidade de Erechim, a 364 km de Porto Alegre, terá a honra de receber o duelo de número 374 da história dos dois arquirrivais, às 19h30

Gazeta Esportiva

PORTO ALEGRE - Foram poucas as vezes que as casas de Internacional e Grêmio não receberam um Gre-Nal. Mas, neste domingo, o maior clássico do Sul do Brasil será disputado no interior do estado. A cidade de Erechim, a 364 km de Porto Alegre, terá a honra de receber o duelo de número 374 da história dos dois arquirrivais, às 19h30 (de Brasília), pela sexta rodada do Campeonato Gaúcho.

Mas os dois inimigos de Porto Alegre são similares: se dependesse dos dois treinadores, Inter e Grêmio não se enfrentariam tão cedo no ano. Até a primeira semana de fevereiro, ambos os clubes não tiveram tempo suficiente para se ajeitar e padronizar suas equipes. Tanto Celso Roth quanto Tite sabem que seus times estão longe do ideal, longe do que podem render.

"Não diria que é uma hora errada para o clássico, mas gostaria que fosse mais à frente, que a equipe estivesse rodada com mais quatro ou cinco jogos", opinou o colorado Tite. "Acho que não tem hora para o Gre-Nal, pois cada time precisa se arrumar para fazer um grande jogo", prosseguiu.

Poupando os seus titulares para o clássico, os dois times atuaram com equipes reservas no meio de semana e obtiveram resultados bem diferentes: o Grêmio foi derrotado pelo Veranópolis, despencando para a quarta colocação na chave 2, com uma partida a menos em relação aos seus concorrentes diretos e correndo o risco de deixar a zona de classificação caso sofra novo revés. Já o Inter passou sem dificuldades pela Ulbra, atingindo a melhor campanha e os melhores índices do campeonato.

Assim como a rodada do meio de semana do Estadual, o último Gre-Nal foi favorável para os colorados, que venceram por 4 a 1. Exatamente aquela derrota fez o Tricolor perder a liderança do Campeonato Brasileiro. Apesar dessa soma de fatores, os gremistas negam que haverá um espírito de revanche no gramado do Colosso da Lagoa.

"Não tem sentimento de revanche, é outro campeonato e outra situação", discursou o meia tricolor Tcheco. "São outros jogadores, principalmente aqui no Grêmio. Se houver esse sentimento não atuaremos da maneira que queremos. O importante é tentar vencer o jogo para o nosso torcedor", ressaltou.

Mesmo sem ser um duelo decisivo para nenhuma das partes, o clássico terá seus mistérios - que só serão desvendados na hora em que a súmula da partida for assinada. E as dúvidas são as mesmas: escalar um atacante ou um volante?

Tite encaixou seu time na reta final de 2008, mas sobrou uma peça em seu quebra-cabeça. O garoto Taison arrebentou nos primeiros jogos deste ano e pede uma vaga entre os titulares. Para ser escalado, o treinador terá que sacar o primeiro volante Maycon. A ausência será o lateral Bolívar, lesionado

Celso Roth, por sua vez, tenta embaralhar a mente adversária com a possibilidade de ter dois esquemas diferentes para colocar em campo: o 3-6-1 e o 3-5-2. A briga por um lugar na equipe é entre Diogo e Jonas, com o atacante ex-Portuguesa levando uma suave vantagem devido ao bom momento que vive.

Esse será o Gre-Nal 374. Um clássico que, na teoria, não vale muito, mas que terá todos os ingredientes que envolvem um confronto tradicional. Como o futebol é feito da prática, a rivalidade seguirá acirrada. Sendo assim, o Gre-Nal 374 é extremamente importante para Grêmio e Inter, com uma vitória tendo um valor significativo para um futuro próximo.

FICHA TÉCNICA: GRÊMIO X INTERNACIONAL

Local:
Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim (RS)
Data: 8 de fevereiro de 2009, domingo
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS)
Assistentes: Marcelo Barizon e Paulo Ricardo Conceição (ambos do RS)

GRÊMIO: Victor; Léo, Réver e Rafael Marques; Ruy, William Magrão, Tcheco, Souza e Fábio Santos; Jonas (Diogo) e Alex Mineiro
Técnico: Celso Roth

INTERNACIONAL: Lauro; Danilo Silva, Índio, Álvaro e Marcão; Maycon (Tayson), Guiñazu, Magrão e D'Alessandro; Alex e Nilmar
Técnico: Tite


Leia mais sobre: Grêmio Internacional

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Vipcomm/Divulgação

INter

Grenal
Clássico gaúcho vai colocar rivalidade de times à prova até no interior do estado

Topo
Contador de notícias