Futebol
12/01 - 18:08, atualizada às 18:59 12/01
Fifa confirma Cristiano Ronaldo como melhor de 2008
Após três títulos e uma temporada impecável, português atinge consagração individual ao superar Messi, Xavi, Kaká e Fernando Torres na eleição para melhor do mundo. Ele recebeu o troféu das mãos de Pelé
Redação iG Esporte
- MARTA É A MELHOR DO MUNDO PELA TERCEIRA VEZ SEGUIDA
- Galeria de fotos: A premiação e a trajetória de Cristiano Ronaldo em 2008
- Sérgio Patrick: Saiba mais sobre o melhor jogador do mundo
- Milton Neves: Dá pra comparar Cristiano Ronaldo com Marta?
- Turquia e Armênia recebem o prêmio Fair Play da Fifa
SÃO PAULO – Com apenas 23 anos de idade, Cristiano Ronaldo do Santos Aveiro já chegou ao máximo. Nesta segunda-feira, em Zurique, o meia-atacante português do Manchester United, nascido em Funchal, foi eleito o melhor jogador de 2008 no planeta. Superou, como já era esperado, os outros quatro finalistas: o argentino Lionel Messi, os espanhóis Fernando Torres e Xavi e o brasileiro Kaká.
Trata-se da consagração individual de um jogador que, na última temporada, teve um desempenho absolutamente impecável: foi o principal nome do Manchester United nas conquistas do Campeonato Inglês e da Liga dos Campeões — foi artilheiro de ambas — e ainda ganhou o Mundial de Clubes da Fifa, no Japão.
"Esse é um momento especial da minha vida. Quero deixar uma mensagem para minha mãe e irmão: podem guardar os fogos! Quero agradecer à minha familia toda, aos meus amigos e meu empresário porque sem eles eu não conseguiria ganhar essa coisinha que está aqui. Espero voltar outra vez, muito obrigado a todos", disse o português, após receber o troféu das mãos de Pelé.
| Reuters |
![]() |
| Cristiano Ronaldo: primeiro jogador eleito de um clube fora do eixo Itália-Espanha |
O prêmio da Fifa, que existe desde 1991 e pela segunda vez foi entregue a um português — Luis Figo venceu em 2001 —, embora o de maior repercussão, é apenas mais um que Cristiano Ronaldo recebe pela temporada passada. Além de ganhar a cobiçada Bola de Ouro da revista France Footbal em 2008, ele já havia sido escolhido, pelos próprios colegas, o melhor jogador do futebol inglês.
Além de todos os troféus, o jogador pode se gabar de um feito inédito com a vitória anunciada nesta segunda-feira: ele é o primeiro jogador que não atua em um clube italiano ou espanhol ao receber o troféu de melhor do mundo da Fifa.
Dentro de campo, em 2008, sua única frustração aconteceu vestindo a camisa da seleção portuguesa, então comandada por Luiz Felipe Scolari: com a eliminação nas quartas-de-final da Eurocopa, diante da Alemanha, Portugal terminou o torneio em posição inferior às edições de 2000 e 2004, quando chegou respectivamente à semifinal e final.
Este é provavelmente o único ponto em que o português foi superado por seus rivais na disputa pelo prêmio da Fifa: Fernando Torres e Xavi, da seleção espanhola, foram campeões da Eurocopa. O que não lhes bastou para superar o português na premiação em que votam os técnicos e capitães de todas as seleções afiliadas à entidade.
Apesar do título europeu, Fernando Torres ficou com a terceira posição no prêmio. O argentino Lionel Messi foi o segundo colocado. As posições de Kaká e Xavi não foram divulgadas pela Fifa, assim como a pontuação de cada um dos cinco finalistas.
Fora de campo, contudo, a temporada de Cristiano Ronaldo foi bem mais turbulenta e cheia de polêmicas. Não só por sua assumida vaidade e pelas declarações em geral contundentes como, por exemplo, “Sou eu o favorito para melhor do mundo”, dita logo após a final da última final da Liga dos Campeões, na qual ele marcou o gol de empate por 1 x 1 com o Chelsea, mas desperdiçou sua cobrança na disputa de penalidades.
Durante todo ano, o português se manteve sob os holofotes também por causa de um conturbado namoro com a modelo espanhola Nereida Gallardo e principalmente porque, por mais de uma vez, admitiu ter interesse em deixar o Manchester para jogar pelo Real Madrid — o que acabou lhe criando, por algum tempo, desconforto entre o elenco do clube inglês. No começo deste ano, ele ainda bateu sua Ferrari, avaliada em mais de 400 mil reais, em um túnel na cidade de Manchester.
| Milton Trajano |
![]() |
| Clique aqui e veja mais charges de Milton Trajano |
Você concorda com a eleição de Cristiano Ronaldo pela Fifa? Comente abaixo.
Outras notícias relacionadas:
Leia mais sobre: Cristiano Ronaldo Melhor do Mundo da Fifa
> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG
EFE
O favorito levou
Cristiano Ronaldo superou Xavi, Fernando Torres, Messi e Kaká e levou o prêmio de melhor de 2008
19/02 - 14:20 - Benfica cogita aumento para segurar Luisão
18/02 - 19:59 - Sporting Braga usa força latina para vencer na Copa da Uefa
18/02 - 13:49 - Fiorentina quer tirar zagueiro Luisão do Benfica
17/02 - 17:09 - Confrontos entre grandes da Europa marcam quarta fase da Copa da Uefa
16/02 - 18:50 - Brasileiros tiram Vitória de Setúbal da zona do rebaixamento em Portugal
16/02 - 10:02 - Cristiano Ronaldo é flagrado cuspindo em adversário
15/02 - 19:56 - Trave livra Benfica de tomar empate em casa pelo Português
15/02 - 18:06 - Gols no fim salvam Porto de vexame contra Rio Ave pelo Português
-
Últimas de Esporte
- Grêmio deverá ter só reservas na partida final contra o Flamengo
- Após nova cirurgia, Soares inicia longa recuperação
- Sem arrependimento, Grafite prevê seriedade do Corinthians
- Adaílton diz que Neymar pode ser o melhor do mundo
- Chelsea desiste de Dí Maria e abre espaço para o City
- Palmeiras x Atlético-MG: ingressos em promoção
- Presidente da Concacaf quer nova Copa nos EUA
- Por Copa, Gago pede ao Real para voltar ao Boca Juniors

