iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

13/12 - 21:33

River empata com Estudiantes e termina Apertura na lanterna

Com o resultado, o River Plate somou seu 14º ponto em 19 rodadas disputadas no Apertura

Gazeta Esportiva

BUENOS AIRES (Argentina) - A última partida do River Plate no Torneio Apertura lembrou o desempenho da equipe ao longo da competição: apagada. Neste sábado, a decepcionante equipe do Monumental de Nuñez empatou por 1 a 1 com o Estudiantes no Estádio Ciudad de La Plata e terminou a primeira fase do Campeonato Argentino na última posição.

Os Millonários abriram o placar fora de casa com o zagueiro Eduardo Tuzzio, aos dez minutos do segundo tempo – o defensor terminou o Apertura com três gols marcados e a vice-artilharia do River, atrás apenas do atacante colombiano Radamel Falcao. O empate do Estudiantes veio aos 24 minutos, com o atacante Mauro Boselli. Aos 37, o meia Juan Sebastián Verón foi expulso de campo após jogada violenta e deixou os Pincharratas em desvantagem no gramado.

Com o resultado, o River somou seu 14º ponto em 19 rodadas disputadas no Apertura e pôs fim a um 2008 atípico: há seis meses, em junho, o clube conquistou o Torneio Clausura. De lá para cá, contudo, a equipe perdeu jogadores importantes como o goleiro Juan Pablo Carrizo e o meia Ariel Ortega e ainda viu o técnico Diego Simeone pedir demissão do cargo.

A partir de 2009, o segundo clube mais popular da Argentina terá o comando de Néstor Gorosito, técnico responsável por levar o modesto Argentinos Juniors à semifinal da Copa Sul-americana após eliminar o poderoso Palmeiras nas quartas-de-final. E precisará obter um excelente desempenho no Clausura, para não ser rebaixado no Nacional.

Se a esperança era de que o River fizesse festa com o título do Apertura antes do início da competição, a única festa que aconteceu em Nuñez neste final de semana se limitou ao show da banda de rock mais popular da Argentina: Los Fabullosos Cadillacs, que fizeram um show no Monumental nesta sexta.

Já o Estudiantes terminou sua participação no Apertura com a sexta colocação e 28 pontos ganhos. Os Pinchas de Verón ficarão agora na torcida contra o Tigre, vice-líder com 36 pontos, na briga pela vaga na Copa Libertadores da América-2009. Para o clube de La Plata disputar o torneio continental, o Matador de Victoria não pode ser campeão.

Nos outros dois jogos já encerrados na 19ª rodada, não houve empate. Em Rosario, o Newell’s Old Boys bateu o Racing por 3 a 0, com gols dos zagueiros Mauro Fórmica e Juan Insaurralde e do volante Hernán Bernadello.

O NOB terminou o Apertura com 31 pontos ganhos e a quinta colocação geral da classificação. O Racing, que estava cotado para ser um dos últimos colocados do torneio por conta de sua crise financeira é atualmente o 13º , com 22 ponto no total, mas ainda pode cair algumas posições com os jogos de domingo.

Já em Buenos Aires, o Huracán também aplicou 3 a 0 no Vélez Sársfield, com gols do atacante Matías de Federico e dos meias César González e Javier Pastore, e subiu aos 20 pontos, aparecendo no 16º lugar e 20 pontos. O clube de Liniers, mesmo derrotado, figura em oitavo com 26 pontos.

Disputa do título: Neste domingo, a Apertura pode conhecer seu campeão. Ou, então, viver uma situação inusitada: um triangular ou quadrangular para definir o destino da taça da competição.

Como apenas os números de pontos são levados em consideração para se definir o campeão, três equipes dividem a liderança do Apertura com 36 pontos: San Lorenzo, Tigre e Boca Juniors. Uma quarta equipe, o Lanús com 34 pontos, ainda possui chances reais, porém remotas, de disputar o troféu.

Boca e Tigre aparecem mais confortáveis para a rodada, já que jogaram em casa. Os xeneizes recebem o Colón na Bombonera, enquanto o Matador de Victoria enfrenta o Banfield. Já o San Lorenzo deixa Almagro para pegar o Argentinos Juniors. O Lanús, por sua vez, joga em casa contra o San Martín de Tucumán.

Encerrando os jogos do Torneio Apertura de 2008, no domingo ainda haverá o encontro entre Rosario Central, penúltimo colocado, com o Godoy Cruz de Mendoza. Antes, neste sábado, acontecerá o duelo entre os xarás Gimnasia y Esgrima, com o time de La Plata recebendo os representantes de Jujuy.


Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo