iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

07/12 - 20:28

Hexa (e Tri) do São Paulo marca quebra de recordes da história do Brasileiro
Tricolor se isola como maior campeão nacional; Muricy e Ceni atingem marcas de Rubens Minelli e Zico, respectivamente

Daniel Dias, repórter do iG Esporte

SÃO PAULO - A campanha do hexacampeonato Brasileiro do São Paulo pode ser considerada uma das mais históricas dentre todas as 38 edições do Nacional, que é disputada desde 1971. Afinal, o título do Tricolor foi responsável por bater diversos recordes da competição.

Em primeiro lugar, o clube do Morumbi se tornou o primeiro a conquistar seis vezes o Brasileiro. Dessa vez sem nenhuma discussão, já que em 2007 o Tricolor proclamou-se o primeiro pentacampeão, mas foi rapidamente rechaçado pelo Flamengo, tudo devido ao polêmico Nacional de 1987.

Além disso, o São Paulo finalmente acabou com a sina de nunca ter vencido um campeonato três vezes consecutivas em toda a sua história. E foi logo em alto estilo, já que também se tornou o primeiro tricampeão seguido do Brasileiro. Palmeiras (72 e 73; 93 e 94), Internacional (75 e 76), Flamengo (82 e 83) e Corinthians (98 e 99) bateram na trave.

Alguns integrantes do elenco Tricolor também colocaram o seu nome no hall de vencedores do Brasileirão. Rogério Ceni, Bosco, Alex Silva, André Dias, Miranda, Júnior, Aloísio e Richarlyson participaram de todas as campanhas do clube para o tri. Assim, os oito se juntam ao ex-jogador Zinho, que até então era o único jogador tricampeão consecutivo (92 pelo Flamengo e 93/94 pelo Palmeiras).

Gazeta Press
Gazeta Press
Muricy Ramalho é uma são-paulino iluminado. E ao lado de Rubens Minelli o único técnico tricampeão consecutivo

Vale lembrar também que o goleiro e ídolo máximo da torcida são-paulina, Rogério Ceni, atingiu a marca do maior craque da história do Flamengo, Zico, que foi capitão e levantou a taça de campeão nacional para os rubros-negros em 82, 83 e 87.

Por fim, o grande responsável por comandar a hegemonia Tricolor: Muricy Ramalho. O técnico são-paulino igualou a marca de Rubens Minelli, que foi tricampeão brasileiro consecutivo, mas por equipes diferentes - Internacional, em 75 e 76, e o próprio São Paulo, em 77.

Com estrutura e futebol de campeão, o São Paulo vai se distanciando dos rivais. Quem será capaz de pará-lo?


Leia mais sobre: São Paulo Hexacampeão

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Futura Press

31/10/2007 - São Paulo 3 X 0 América-RN: Rogério Ceni carrega com orgulho a taça de campeão

Virou rotina
Rogério Ceni agora é o capitão que levantou mais taças de campeão Brasileiro ao lado de Zico

Topo
Contador de notícias