iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

06/12 - 20:09

No adeus de Thiago Silva, Flu tenta se garantir na Sul-americana

Com uma vitória simples sobre o já rebaixado Ipatinga, o Fluminense se garante na competição continental

Gazeta Esportiva

RIO DE JANEIRO - Fluminense e Ipatinga se enfrentam neste domingo, às 17 horas (de Brasília), no Maracanã, sem muitas pretensões, tanto que a CBF chegou até a antecipar o jogo para sábado, mas depois recuou.

Com 44 pontos, em 13º lugar, o Tricolor carioca necessita de um triunfo para confirmar sua vaga na próxima Copa Sul-americana nesta última rodada do Campeonato Brasileiro. Já o time mineiro, lanterna com 34 pontos, está rebaixado.

Desta forma, a principal atração do duelo será a festa que o clube e a torcida tricolor estão preparando para o zagueiro Thiago Silva, que vai se despedir para se transferir para o futebol europeu. O atleta chegou a estar ameaçado de não entrar em campo por causa de dores na região pubiana, porém se recuperou e está confirmado.

“Iria jogar de qualquer maneira, mesmo lesionado. Mas ainda bem que me recuperei e poderei enfrentar normalmente o Ipatinga. Espero que este jogo seja uma festa e com vitória do Fluminense. Gostaria muito de dar uma volta olímpica para a torcida”, planeja o zagueiro.

Apesar do clima de festa, o técnico René Simões ressalta que a necessidade de vitória não pode ser esquecida, principalmente porque os torcedores deverão comparecer em bom número para prestigiar o time.

“Estivemos muito mal na tabela de classificação durante boa parte do campeonato por diversos fatores, mas aos poucos conseguimos encontrar a nossa regularidade e agora podemos nos despedir com tranqüilidade, livre do risco de rebaixamento e ainda lutando pela Sul-americana. Portanto, precisamos nos concentrar em busca de um triunfo para brindar essa torcida que sempre nos apoiou”, discursa o treinador.

Outro aspecto interessante do jogo para o Fluminense é a briga do atacante Washington para terminar a competição na artilharia. Ele tem 20 gols, um a menos que Kléber Pereira, do Santos, que lidera a corrida.

“Já fui artilheiro em 2004 e seria muito bom poder repetir a dose nesta temporada com a camisa do Fluminense. Seria um alento e se tiver a oportunidade espero guardar a bola no gol. Mas a prioridade será sempre a vitória”, ressalva o Coração Valente.

Em campo, o Fluminense terá só uma modificação em relação à formação que empatou por 1 a 1 com o São Paulo na rodada passada. O volante Fabinho, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo, fica fora. Seu posto será ocupado por Ygor, titular na maior parte da temporada, mas esquecido nas últimas rodadas.

Pelo lado do Ipatinga, o técnico Enderson Moreira terá os reforços do zagueiro Gian, do lateral-esquerdo Baroni e do volante Júlio, que cumpriram suspensão na goleada de 4 a 1 sofrida para o Grêmio, que rebaixou matematicamente os mineiros. Mesmo já degolado, o Tigre faz planos para atrapalhar o Flu em sua despedida da primeira divisão nacional.

“Vai ser um jogo que a gente precisa se concentrar para evitar a derrota. Eles têm o Washington que é um grande atacante e briga pela artilharia. Vamos tentar não levar o gol”, promete o goleiro Fred.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE x IPATINGA


Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 7 de dezembro de 2008, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS)
Assistentes: Katiuscia Mendonça (Fifa-ES) e Marcelino Brito Neto (SP)

FLUMINENSE: Fernando Henrique, Wellington Monteiro, Thiago Silva, Luiz Alberto e Júnior César; Ygor, Romeu, Arouca e Darío Conca; Maicon e Washington
Técnico: René Simões

IPATINGA: Fred, Afonso, Patrick, Gian e Baroni; Léo Oliveira, Augusto Recife, Júlio e Luis Fernando; Adeílson e Ferreira
Técnico: Enderson Moreira


Leia mais sobre: Fluminense Ipatinga

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias