iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

06/12 - 20:29

Cruzeiro tenta confirmar vaga na Libertadores contra Lusa

Para se garantir na Libertadores, a Raposa precisa apenas vencer a já rebaixada Lusa

Gazeta Esportiva

BELO HORIZONTE - O Cruzeiro recebe a matematicamente rebaixada Portuguesa neste domingo de olho em uma vaga na próxima Copa Libertadores. Uma vitória simples já garante a equipe mineira pelo menos na primeira etapa eliminatória da competição continental. Caso o Palmeiras não vença o Botafogo, a Raposa pode ainda passar diretamente à fase de grupos.

O clima na Toca da Raposa é de otimismo para esta partida. O técnico Adilson Batista renovou com o clube por mais um ano, dando fim a especulações sobre sua saída. Mesmo com a decepção pela impossibilidade do título, a equipe está consciente da importância de poder participar da Libertadores pela segunda vez consecutiva.

Para o treinador da Raposa, perder a vaga na elite sul-americana seria injusto por tudo que o Cruzeiro mostrou ao longo da temporada. “Seria um prejuízo muito grande pela regularidade que o clube teve durante a competição. Foi um time bem equilibrado e fez bons jogos”, elogiou.

Adilson Batista sabe ainda que, mesmo jogando com a torcida a favor, tem uma tarefa difícil neste domingo. Segundo ele, o rebaixamento antecipado da Portuguesa não é nenhuma vantagem e, pelo contrário, pode fazer com que a equipe rubro-verde seja franco-atiradora.

“A Portuguesa vem jogando bem. Eu acho que ela vai jogar mais solta, mais leve e já está numa condição em que tem que se organizar para o ano que vem. Tem bons jogadores, é uma vitrine e o Estevam (Soares) cobra, então é um jogo difícil em que nós temos que estar atentos”, adverte o comandante celeste.

Para o volante Fabrício, a Lusa merece respeito pelo nível de jogo que tem mostrado, independentemente dos resultados negativos. “É um time que a gente tem que tomar cuidado, até porque vários treinadores, várias pessoas da imprensa falaram que o time da Portuguesa foi rebaixado, mas não era para ter jogado tão mal assim este ano”, observa.

Os desfalques celestes para esta partida estão nas laterais. Pela esquerda, Jadílson vem sofrendo com contusões há meses, logo Fernandinho pode até ser considerado titular. Pela direita, Jonathan está suspenso, dando lugar a Marquinhos Paraná, com Henrique jogando no meio-campo.

Do outro lado, a equipe da Portuguesa tenta se animar para não ser mera coadjuvante de uma festa azul no Mineirão. “Pode ser um jogo que não vale nada, mas queremos terminar o campeonato de cabeça erguida, sabendo que fizemos um bom trabalho. Nossa equipe não merecia ter caído”, promete o meia-atacante Edno.

Há ainda o aspecto de que os atletas da Lusa precisam garantir bons contratos para o ano que vem, dentro ou fora do Canindé. E esta é a última oportunidade da temporada para mostrar valor.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO X PORTUGUESA

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 7 de dezembro de 2008, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Flávio Gilberto Kanitz (GO)

CRUZEIRO: Fábio; Marquinhos Paraná, Thiago Heleno, Léo Fortunato e Fernandinho; Henrique, Fabrício, Ramires e Wagner; Guilherme e Thiago Ribeiro
Técnico: Adilson Batista

PORTUGUESA: Gottardi; Bruno Rodrigo, Ediglê e Erick; Patrício, Rai, Heverton, Fellype Gabriel e Athirson; Edno e Jonas
Técnico: Estevam Soares

Leia mais sobre: Cruzeiro Portuguesa



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo