iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

02/12 - 00:22

Sem surpresas, Cristiano Ronaldo é eleito o Bola de Ouro 2008
Não houve surpresa. Nesta terça-feira, a revista francesa France Football anunciou o prêmio Bola de Ouro 2008 ao português Cristiano Ronaldo.

Trivela.com

PARIS (França) - O meia-atacante português Cristiano Ronaldo, do Manchester United, é o vencedor da Bola de Ouro, premiação oferecida pela revista francesa France Football ao melhor jogador do ano. Ronaldo, de 23 anos, foi o mais votado por 96 jornalistas de todo o mundo, ouvidos pela publicação, e se torna o terceiro português a alcançar a honra. O primeiro foi Eusébio, em 1965, e o mais recente Luís Figo, em 2000.

Reprodução
Cristiano Ronaldo é eleito o jogador do ano pela France Football


Cristiano Ronaldo era apontado como favorito, com jogadores como Lionel Messi e Fernando Torres, que ficaram respectivamente em segundo e terceiro, correndo por fora. Ele já havia recebido o prêmio da Fifpro (associação internacional dos jogadores de futebol), e também é o principal candidato a ser eleito o melhor do mundo pela Fifa, em janeiro. Em 2007, o português ficou em segundo na Bola de Ouro, atrás de Kaká, e o terceiro no prêmio da Fifa, atrás do brasileiro e de Messi.

Entre os 96 votantes, 77 apontaram Cristiano Ronaldo como o melhor jogador - um a menos que os votos a Kaká, ano passado. Na pontuação final, no entanto, o português superou o desempenho do brasileiro em 2007: 446 contra 444 pontos, em 480 possíveis. Messi somou 281 pontos, e Torres, campeão europeu com a seleção espanhola, 179. Kaká, com 31 pontos, terminou em oitavo lugar.

O reconhecimento a Ronaldo chega após uma temporada 2007/08 vitoriosa. O Manchester United conquistou a Liga dos Campeões, vencendo o Chelsea nos pênaltis na final, e se sagrou bicampeão inglês. Foram 42 gols do meia-atacante em jogos oficiais, aproximando-se do recorde do clube estabelecido por Denis Law, em 1963/64, com 46. Os 31 gols pela Premier League lhe valeram a Chuteira de Ouro como maior artilheiro dos campeonatos nacionais da Europa na temporada.

O segundo semestre começou mais turbulento para Ronaldo, após a atuação discreta pela seleção portuguesa na Eurocopa e a eliminação nas quartas-de-final diante da Alemanha. Lesionado, ele passou por uma cirurgia no tornozelo, e declarou diversas vezes que gostaria de se transferir para o Real Madrid. O desejo não foi atendido pelo Manchester United, e em setembro o português voltou ao time.

Em novembro, Cristiano Ronaldo superou a marca de 100 gols pelo time de Old Trafford, onde atua desde 2003, quando se transferiu do Sporting. Na atual temporada, ele tem nove gols marcados em 15 partidas oficiais, sendo oito em dez jogos pela Premier League.

A Bola de Ouro foi criada em 1956 para premiar o melhor jogador europeu da temporada. Naquele ano, o vencedor foi o inglês Stanley Matthews. De 1996 em diante, a France Football passou a escolher o melhor jogador em atividade na Europa, independentemente da nacionalidade. No ano passado, nova mudança: a Bola de Ouro premia o melhor jogador do mundo.

O primeiro brasileiro a receber a Bola de Ouro foi Ronaldo, em 1997. Ele voltou a ser premiado em 2002. Rivaldo, em 1999, Ronaldinho, em 2005, e Kaká, em 2007, também levaram o troféu.


Leia mais sobre: Cristiano Ronaldo France Football Bola de Ouro



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


AP

Português dourado
Depois de ter sido o "Chuteira de ouro" da temporada, agora Ronaldo leva a "Bola de Ouro"

Topo