iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

01/12 - 18:36

Caso termine em quarto, Cruzeiro terá vida dura na Libertadores

Pré-eliminatória da competição pode colocar boliviano sediado em cidade de grande altitude no caminho da Raposa

Gazeta Esportiva

BELO HORIZONTE - O Cruzeiro chega à última rodada do Campeonato Brasileiro de 2008 em uma condição muito semelhante à de 2007. Precisa vencer, em casa, uma equipe já rebaixada – este ano é a Portuguesa, no ano passado foi o América-RN – e torcer para que o Palmeiras tropece em casa – o adversário dos alviverdes será o Botafogo.

A principal diferença é que, no ano passado, estava em jogo apenas uma vaga na Pré-Libertadores. Desta vez, as duas equipes disputam, assim como o Flamengo, uma vaga direta e uma na eliminatória. No momento, o Palmeiras é o terceiro colocado com 65 ponto, em seguida aparece o Cruzeiro, dono da quarta posição com 64 pontos e 20 vitórias. Por fim, o Rubro-negro carioca, que visita o Atlético-PR, ocupa a quinta posição, também com 64 pontos, mas com 18 vitórias.

Pelo atual quadro e pelos adversários da rodada derradeira, a tendência é que as três posições se mantenham. Sendo assim, o Cruzeiro teria que disputar a pré-eliminatória da competição continental e enfrentaria um caminho dificílimo na Copa Libertadores.

Na primeira eliminatória, o adversário será um boliviano a ser definido por um torneio eliminatório local. Cinco times estão na disputa: La Paz, San José de Oruro, Oriente Petrolero, Real Potosí e Bolívar. Destes, apenas o Oriente Petrolero não joga acima de 3 mil metros. A experiência do Cruzeiro com altitude não é nada boa. Neste ano, a equipe foi goleada por 5 a 1 pelo Real Potosí na Libertadores.

Caso passe por esta fase, a Raposa cairá no Grupo 1, potencialmente um ‘grupo da morte’. Lá já estão a LDU de Quito, atual campeã do torneio, e o Sport Recife, que deve se reforçar bem para 2009. A outra vaga será destinada ao campeão do Torneio Clausura chileno, que está nas semifinais. Nesta competição do Chile, estão na disputa Palestino, Rangers, Cobreloa e o tradicionalíssimo Colo Colo. Caso a chave venha a ter mesmo Cruzeiro e Colo Colo, lá estarão reunidos três campeões de Libertadores.


Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo