iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

30/11 - 12:00

Melhor para o OB
Números comprovam que na Dinamarca equipes que vencem mais fora de casa levam o título. Melhor para o OB

Trivela.com

COPENHAGUE (Dinamarca) - Caminhando para o final da primeira parte, a disputa da SAS Ligaen continua equilibrada: apenas um ponto separa primeiro, segundo e terceiro colocados na tabela. Para tentar projetar qual será a equipe que ficará com o título da atual temporada, a Inforstrada Sports recorreu às estatísticas.

Os números concluem que para levantar a Taça, o importante é somar alguns pontinhos quando a disputa acontece fora de casa. Dos últimos 18 campeões dinamarqueses, 14 foram as equipes que mais venceram fora de casa e se deram bem ao final do campeonato. Em contrapartida, só oito dos 18 times tiveram a vantagem das boas campanhas em seus domínios.

Se as estatísticas se confirmarem, quem deve se dar bem ao final da temporada 2008/9 é o OB. No momento, a equipe da cidade de Odense conquistou 16 pontos em sete visitas aos adversários. Sem deixar que o líder se distancie, o Brondby acumulou 15, em oito partidas fora de casa.

Em relação a campanha, para ser líder, o OB contou até agora com a regularidade. Mas a vantagem de ter uma equipe entrosada corre risco. O clube pode perder o técnico Lars Olsen ao final da metade da temporada. Um contrato de renovação já foi oferecido ao treinador, mas as negociações ainda seguem.

O título faz parte de um projeto audacioso do clube. Kim Brinck, diretor de futebol, afirmou que não faltará esforço para que o OB esteja na disputa da Copa dos Campeões no próximo ano. Atualmente, o OB está o 120° lugar no ranking da Uefa, a intenção de Brinck é colocá-lo entre os 50 pelo menos até 2015.

Entre as iniciativas colocadas em prática para se firmar entre os grandes da Dinamarca está o projeto de ampliar o estádio Fiona Park, que deve ser iniciado já no próximo ano. O OB tem uma média de público de 10 mil torcedores.

Além de manter seu treinador até o final da temporada, o clube também se esforça para contar com Djilby Fall ao menos até a sonhada conquista do titulo. O africano é o atual diferencial da equipe. Decisivo quando necessário, forte fisicamente e disciplinado dentro e fora de campo.

Se um projeto em longo prazo começa com decisões acertadas no presente, o OB está no caminho certo e se contar com a ajuda dos números, o resultado pode aparecer já no próximo ano.

AaB se recupera

Uma digna vaga na Copa da Uefa e um novo treinador. O Aalborg segue em recuperação no campeonato nacional e agora quer o jovem técnico Magnuss Pehrsson para conduzir o time a uma melhor posição na tabela.

O Gais, equipe sueca que encerrou a temporada na 11° da Allsvenskan e é o atual time de Pehrsson confirmou o interesse do atual campeão dinamarquês no treinador, para substituir o atual interino Kuhn que deve mesmo retornar ao seu cargo de assistente.

Na atual sétima posição da tabela, o AaB pode até entrar na briga pelas primeira colocações. Mas ainda existem muitas questões internas para serem resolvidas.

Novo rumo

Na Suécia está em discussão uma mudança de nome para a Allsvenskan. Tudo isso é só perfumaria. O interesse real é que os clubes querem assumir o controle da Liga.

A intenção é que a Svensk Elitfotboll (SEF), associação formada pelos principais clubes do país, assuma o controle total do campeonato nacional.

Foi o diretor do Elfsborg, Bosse Johansson tomou a frente do projeto: “Sempre penso como futebol sueco poderia ser mais forte. E se pergunto porque o SEF não o poderia colocar mais foco em seus interesses”.

O efeito imediato da possível mudança seria a negociação de um contrato de patrocínio que alteraria o nome da Allsvenskan, o que poderia gerar um contrato de 150 milhões de coroas para cada clube. Três ou quatro possibilidades já estão sendo negociadas.

Na Dinamarca, que substituiu o nome Superligaen ao negociar com a empresa aérea SAS em 2001, a discussão acontece ao inverso. Para muitos, o patrocínio não foi tão lucrativo assim e pode ocorrer o processo inverso.

 

Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo