iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

30/11 - 19:15

Lusa apenas empata e é rebaixada para a Série B

Time paulista só conseguiria se manter vivo na briga se tivesse vencido seu jogo ou contado com uma combinação de resultados

Gazeta Esportiva

SÃO PAULO - Em um dos jogos mais decisivos da rodada, a Portuguesa recebeu o Sport e conseguiu um empate que não adiantou em nada. Com a vitória do Náutico em cima do Atlético Paranaense, a Lusa acabou rebaixada para a Série B com uma rodada de antecipação, já que o Timbu a ultrapassou em número de pontos e não há mais chances de se manter na primeira divisão.

Com 38 pontos, o time cumprirá tabela na próxima rodada contra o Cruzeiro, que ainda sonha com uma vaga na Libertadores. Já o Sport aumentou para 49 e planeja o time para a Libertadores do ano que vem.

O jogo

A Lusa começou pressionando, principalmente com Edno, que tentou alguns lançamentos. Porém, no momento em que o time do Canindé mais atacava, quem abriu o placar foi o Márcio Goiano, aos 11 minutos, que aproveitou um cruzamento e cabeceou sem chance para o goleiro Gottardi. Um lance polêmico ocorreu aos 12 minutos, quando Jonas invadiu a área do Sport e foi derrubado pelo goleiro Magrão. Os jogadores da Lusa reclamaram por pênalti, mas o árbitro Elmo Resende Cunha não marcou nenhuma infração.

Entretanto, a Portuguesa não se intimidou com o gol e conseguiu o empate aos 17 minutos do primeiro tempo, após uma jogada de Athirson pela esquerda, que tocou para Edno, o melhor da partida até aquele momento, chutar de primeira e estufar as redes dos pernambucanos. Depois de conseguir empatar, o time da casa voltou a jogar bem e Fellype Gabriel, aos 26 minutos, colocou uma bola na trave do goleiro Magrão.

A sorte parecia estar do lado do Canindé e Jonas, aos 32 minutos, virou para a Lusa, depois de aproveitar um cruzamento pela direita de Patrício e, de cabeça, fazer 2 a 1. A defesa do Sport bobeou e permitiu a virada, no momento em que a Lusa dominava o jogo. Na comemoração, o atacante tirou a camisa e acabou levando cartão amarelo.

O Sport ainda teve uma falta perigosa para cobrar no final da primeira etapa, desperdiçada por Carlinhos Bala, que chutou a bola na barreira, aos 35 minutos. Durval também quase empata aos 39, batendo uma falta em que ninguém subiu para o cabeceio e Gottardi defendeu no reflexo.

Na volta para o segundo tempo, o técnico Nelsinho Baptista fez duas alterações: Fumagalli entrou no lugar de Fábio Gomes e Junior Maranhão substituiu Elias. Mas quem voltou pressionando foi a Lusa. Edno chegou a anotar o terceiro gol, aos 9 minutos do segundo tempo, mas o árbitro assinalou impedimento. Três minutos depois, Ediglê se enrolou com a bola e perdeu uma grande chance de ampliar o resultado.

Mas, mais uma reviravolta aconteceu e Fumagalli, aos 29 minutos, empatou a partida. Carlinhos Bala lançou para a área da Portuguesa e o atacante marcou de cabeça, após falha de Rai. Esse goi foi o milésimo gol do Brasileirão 2008.

No final, Edno quase faz o terceiro aos 46 minutos mas perdeu a chance. Com esse resultado, a Lusa está rebaixada para a Série B.

FICHA TÉCNICA (Veja como foi o jogo lance a lance)
PORTUGUESA 2 X 2 SPORT

Local: Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 30 de novembro de 2008, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva e Flavio Gilberto Kanitz (ambos de GO)
Cartões amarelos: Roger, Fábio Gomes e Sandro Goiano (Sport); Jonas e Bruno Rodrigo (Sport)
Gols: SPORT: Márcio Goiano aos 10 do primeiro tempo e Fumagalli aos 27 do segundo tempo.
PORTUGUESA: Edno aos 16 minutos do primeiro tempo e Jonas aos 32 minutos do primeiro tempo.

PORTUGUESA: Gottardi; Ediglê, Bruno Rodrigo e Erick; Patrício (Vaguinho), Rai, Héverton (Preto), Fellype Gabriel (Rogério) e Athirson; Edno e Jonas
Técnico: Estevam Soares

SPORT: Magrão; Sidny, Elias (Fumagalli), Durval, Dutra e César; Fábio Gomes (Júnior Maranhão), Sandro Goiano, Márcio Goiano (Ciro), Carlinhos Bala e Roger
Técnico: Nelsinho Baptista

Veja os outros resultados da rodada:


Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Agência Estado

Sem sentir saudades
Portuguesa volta para a segunda divisão um ano depois de ter conseguido o acesso

Topo