iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

30/11 - 13:00

"France Football" faz mistério sobre vencedor da Bola de Ouro

A organizadora do prêmio, concedido anualmente ao melhor jogador de futebol do mundo da temporada, esconde o vencedor, que deve ser ou Cristiano Ronaldo ou Messi

EFE

PARIS (França) - Organizadora do prêmio Bola de Ouro, concedido anualmente ao melhor jogador de futebol do mundo da temporada, a revista "France Football" tenta, com muito mistério, esconder o nome do vencedor deste ano da premiação, embora o meia-atacante português Cristiano Ronaldo seja o grande favorito.

Segundo colocado na votação do ano passado - atrás apenas do meia brasileiro Kaká, do Milan -, Cristiano tem agora a seu favor os títulos da Liga dos Campeões e do Campeonato Inglês, do qual também foi o artilheiro e melhor jogador.

Cristiano Ronaldo saberá na terça-feira se seu favoritismo será confirmado. Talvez o mais confiante entre todos seja o próprio jogador, que já afirmou ter sido "o primeiro, segundo e terceiro" melhor do mundo na última temporada e, portanto, o que mais merece receber o prêmio no próximo domingo, em Paris.

O gol na final da Liga dos Campeões contra o Chelsea, em Moscou, foi o responsável pela consagração do atleta, nascido na ilha da Madeira. Na época, Ronaldo foi reconhecido até por seus companheiros de profissão, que o premiaram com o troféu de melhor do ano da Federação Internacional de Jogadores Profissionais (Fifpro).

Se conquistar a Bola de Ouro, o meia-atacante será o terceiro português a receber o prêmio, depois de Eusébio, em 1965, e de Luis Figo, em 2000. Além disso, será o quarto jogador do Manchester United a ganhar o troféu, depois do escocês Denis Law (1964), do inglês Bobby Charlton (1966) e do norte-irlandês George Best (1968).

Aos 23 anos, Cristiano pode ser ainda o terceiro jogador mais jovem a ser premiado, no que ficaria atrás do brasileiro Ronaldo, que tinha 21 anos ao vencer em 1997, e do inglês Michael Owen, que tinha 22 em 2001.

Se nas últimas edições a revista revelou o nome do ganhador em um programa de televisão, este ano o segredo ficará muito bem guardado até ser anunciado em um comunicado de imprensa, que só será emitido na madrugada da próxima terça-feira.

Assim, a "France Football" pretende fazer com que o vencedor seja conhecido somente com a compra da revista ou em seu site.

Além disso, a publicação prefere aumentar a lista de favoritos para manter o suspense. Afirma que o prêmio está mais disputado do que nunca e cita como exemplo as campanhas da imprensa e os votos que chegam a sua redação vindos de vários países.

Entre os principais rivais de Cristiano Ronaldo, o destaque fica com Messi, terceiro colocado na última edição. O atacante argentino cumpriu uma grande temporada com o Barcelona, mas não conquistou nenhum título de importância com o clube, apenas o ouro olímpico com a seleção de seu país.

Por outro lado, Kaká não aparece como forte candidato este ano, devido às várias lesões que lhe custaram um tempo de inatividade, além da má fase do Milan.

O certo é que a segunda Bola de Ouro da história a incluir jogadores que atuam fora da Europa ficará no Velho Continente: na lista dos 30 candidatos deste ano só aparecem jogadores que atuam em campeonatos europeus.


Leia mais sobre: Cristiano Ronaldo Messi Kaká Bola de Ouro



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


AP

Favorito ao título
Além dos títulos da Liga e do Inglês, Cristiano Ronaldo foi "chuteira de ouro" da Europa

Topo