iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

30/11 - 08:42

Brasileiro do "equilíbrio" pode ter definição nessa penúltima rodada
O campeonato mais disputado na era dos pontos corridos pode denifir o campeão, rebaixados e classificados para Libertadores neste domingo

Redação iG Esporte


SÃO PAULO - Durante boa parte do Brasileiro-2008 o que mais se ouviu é que essa edição foi disparada a mais emocionante e disputada dentre todas realizadas no sistema de pontos corridos. "Tudo será definido só na última rodada", era o que a maioria dizia. E realmente tinha tudo para ser assim, se não fosse o estraga-prazeres São Paulo.

Todas as dez partidas dessa 37ªrodada serão realizadas no mesmo dia e horário: neste domingo, às 17 horas. É uma decisão da CBF para evitar que uma equipe se beneficie, ou seja prejudicada, por um adversário direto jogar antes ou depois.

O clube do Morumbi chega na rodada com chances reais de se tornar o primeiro hexacampeão - e tri consecutivo - da história do Nacional. Para isso, basta vencer o Fluminense, neste domingo, diante de quase 70 mil são-paulinos no Morumbi.

Se o São Paulo está muito próximo do título, a penúltima rodada também pode definir os rebaixados para a Série B e os classificados para a Libertadores, apesar que, nas duas situações, seriam necessários algumas combinações de resultados.

O Ipatingão marcará o confronto das duas equipes a espera de um milagre. O Ipatinga precisa derrotar o Grêmio para tentar adiar a sua queda para a Segundona, enquanto os gaúchos querem a vitória, e torcer pelo tropeço do São Paulo, para continuar sonhando com o título. Uma vitória dos comandados de Celso Roth também garante a equipe na Libertadores de 2009.

Divulgação
Gazeta Press
Na parte de baixo da tabela, o Vasco de Renato Gaúcho tenta evitar a tragédia do rebaixamento, assim como Portuguesa, Figueirense e Ipatinga

Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo são os outros pretendentes à vaga no torneio continental. Os dois primeiros, que enfrentam Internacional e Vitória, respectivamente, fora de casa, se garantem com uma vitoria e o empate do Flamengo, que joga em casa contra o Goiás. Os cariocas, por sua vez, querem levar a briga até a última rodada, por isso, só a vitória interessa.

Já na parte de baixo da tabela, a rodada não deve ser aconselhada para torcedores cardíacos de Portuguesa, Vasco e Figueirense. Em situação desesperadora, as três equipes podem acabar rebaixadas ainda neste domingo. A tragédia aconteceria se os três perderem seus confrontos contra Sport, Coritiba e Botafogo, respectivamente, e o Náutico derrotasse o Atlético-PR, em outro jogo de desesperados.

Se vencerem seus confrontos, entretanto, "o trio do desespero" leva a decisão da permanência ou não na Série A para a última rodada. Lembrando que Fluminense e Santos ainda têm chances matemáticas de queda.

Está certo que não é a última rodada, como todos apostavam, mas emoção é o que não vai faltar para quem gosta de futebol e do Brasileirão. Todos os dez jogos têm ao menos uma equipe que ainda luta por algo na competição. 

 

37ª RODADA (Todos os jogos começam às 17 horas)


BOTAFOGO X FIGUEIRENSE (Leia mais)

INTERNACIONAL X CRUZEIRO (Leia mais)

VITÓRIA X PALMEIRAS (Leia mais)

PORTUGUESA X SPORT (Leia mais)

CORITIBA X VASCO (Leia mais)

NÁUTICO X ATLÉTICO-PR (Leia mais)

FLAMENGO X GOIÁS (Leia mais)

IPATINGA X GRÊMIO (Leia mais)

ATLÉTICO-MG X SANTOS (Leia mais)

SÃO PAULO X FLUMINENSE (Leia mais)


Leia mais sobre: Campeonato Brasileiro

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Gazeta Press

são paulo

Rindo à toa
São Paulo só depende de si próprio para garantir o hexa nesse domingo; elenco está confiante

Topo
Contador de notícias