iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

29/11 - 18:29

Sem sustos, Fortaleza bate Brasiliense e escapa da queda

Equipe cearense mostrou sua força e venceu por 3 a 0, para se manter na Série B em 2009

Gazeta Esportiva

FORTALEZA - O Fortaleza está garantido na Série B do Campeonato Brasileiro de 2009. Neste sábado, no jogo que definiria seu futuro, o time comandado pelo técnico Heriberto da Cunha entrou em campo precisando vencer o Brasiliense para escapar do rebaixamento sem depender dos rivais.

E conseguiu, derrotando os candangos por 3 a 0.

O Brasiliense, que apenas cumpria tabela e já não poderia voltar à Série C, terminou a segunda divisão nacional com 47 pontos, encerrando o ano na 14ª colocação. Os cearenses, por sua vez, somaram 45 pontos e foram à 15ª posição, garantindo sua salvação – que foi comemorada com muita festa no Castelão, palco da partida.

O Fortaleza abriu o placar logo aos 12 minutos da primeira etapa, após boa jogada de Preto. Zé Eduardo recebeu o passe na entrada da área e bateu para o gol, mas parou no rebote do goleiro Guto, do Brasiliense – Nei Paraíba, porém, aproveitou a sobra e empurrou para inaugurar o placar. Mais tarde, aos 19, o zagueiro Gaúcho marcou mais um para os donos da casa, batendo falta de longe e acertando um bonito chute.

Amplamente superior em campo, o Tricolor do Pici ampliou o placar ainda no final do primeiro tempo. Aos 43 minutos, Osvaldo recebeu o lançamento, disparou pela esquerda e ganhou da marcação na velocidade. Aí, precisou apenas entrar na área e tocar na saída de Guto, fazendo 3 a 0 e praticamente definindo a vitória cearense ainda na etapa inicial.

Com o resultado assegurado, o Fortaleza se permitiu uma diminuição do ritmo e uma aproximação do Brasiliense. No entanto, o time do Distrito Federal não aproveitou suas chances, e ainda quase sofreu o quarto gol no final da partida, em contra-ataque que Adailton desperdiçou cara a cara com o gol. Sem, porém, diminuir a festa.

Após a partida, o elenco comemorou o resultado como um título, empurrado pela alegria pelos mais de 30 torcedores presentes ao estádio. “Tenho que agradecer ao professor Heriberto, que me deu a oportunidade”, comemorou o meia Zé Eduardo, um dos destaques da partida. “Dia a dia, fui conquistando o meu espaço.”

FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 3 X 0 BRASILIENSE

Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 29 de novembro de 2008, sábado
Horário: 16h20 (horário de Brasília)
Árbitro: Wilson Souza de Mendonça (PE)
Assistentes: Carlos Lustosa Filho (PI) e José Nilton da Costa (PI)
Cartões amarelos: Osvaldo (FOR); Santiago (BRA)
Gols: FORTALEZA: Nei Paraíba, aos 13; Gaúcho, aos 19, e Osvaldo, aos 43 minutos do primeiro tempo

FORTALEZA: Tiago Cardoso; Juninho, Gaúcho e Preto; Simão, Erandir, Rogério (Josimar), Zé Eduardo (Flávio Medina) e Eusébio; Osvaldo e Nei Paraíba (Rinaldo)
Técnico: Heriberto da Cunha

BRASILIENSE: Guto; Patrick (Ricardo), Santiago, Junior Baiano e Edinho; Coquinho, Juninho, Adrianinho e Marcinho (Tonhão); Iranildo (Tiago Fêlix) e Leandro Neto
Técnico: Reinaldo Gueldini


Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo