iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

29/11 - 22:24

Ipatinga e Grêmio vão em busca de um milagre

Mineiros precisam vencer para quem sabe continuar na Série A, enquanto os gaúchos ainda sonham com o título

Gazeta Esportiva

IPATINGA - Vencer não basta mais. São necessários os três pontos e resultados paralelos para que Ipatinga e Grêmio mantenham os seus objetivos ao alcance nesta reta final do Campeonato Brasileiro.

As circunstâncias são tão difíceis que o mais provável é que ao final da partida que inicia às 17 horas (de Brasília) deste domingo, os dois clubes “morram” abraçados no gramado do Ipatingão.

Com cinco pontos de desvantagem para o líder do Campeonato Brasileiro, o São Paulo, o Grêmio ainda não desistiu do tricampeonato. “O time termina o ano dentro de uma condição ótima. Mas não estou satisfeito, pois o que nós queremos ainda é o título”, afirmou o técnico Celso Roth.

Pensando pelo lado positivo e mais simples de ocorrer, o Tricolor pode garantir nesta rodada a vaga para a Copa Libertadores. Para isso precisa bater os mineiros e torcer para que entre Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo, um deles não vença no domingo.

O ataque é o setor que mais preocupa o treinador. Nenhum atacante gremista foi indicado para a eleição dos Melhores do Brasileirão. Não bastasse isso, o jogador mais eficiente na posição, Reinaldo, está lesionado e não joga mais em 2008. Os responsáveis por marcar os gols diante do Ipatinga serão o insatisfeito Perea, que disse que não quer seguir no clube, e o inoperante Marcel. A dupla não vai às redes desde agosto.

Depois de algum tempo, Roth voltará a contar com sua zaga titular. Léo, que estava suspenso, e Pereira, lesionado, retornam ao time. Quem perdeu seu lugar foi o ala Hélder. Ele sai para a entrada de Felipe Mattioni.

Se o título está bem distante do Estádio Olímpico, o sonho do Ipatinga é ainda menos realizável. Para ficar na Série A, o time mineiro precisa vencer seus dois jogos e torcer por derrotas de Náutico, Figueirense, Vasco e Portuguesa. Uma tarefa tão difícil que já fez com que todos no clube reconhecessem o rebaixamento.

Contudo, o grupo mostra personalidade e profissionalismo e não vê no desastre iminente motivos para jogar a toalha.

“O mais importante agora é a gente cumprir o nosso papel. Temos dois jogos pela frente e matematicamente não caímos. O mais importante são os atletas terem consciência e buscarem o melhor. Queremos terminar o campeonato da maneira mais digna possível”, pede o técnico Enderson Moreira.

Para deixar a partida ainda com mais ares de David x Golias, o Tigre do Vale do Aço tem cinco desfalques. O goleiro Fernando está contundido. A lista de suspensos inclui o zagueiro Gian, o lateral Barone e os volantes Júlio e Leandro Salino – o último, inclusive, se desligou do clube durante a semana.

FICHA TÉCNICA
IPATINGA X GRÊMIO

Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Data: 30 de novembro de 2008, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa/PR)
Assistentes: Marcos Antônio Collodetti e Gelson Pimentel Rodrigues (ambos do ES)

IPATINGA: Fred; Márcio Gabriel, Silvio, Léo Oliveira e Beto; Augusto Recife, Léo Silva, Sandro Manoel (Sandro) e Pablo Escobar; Adeílson e Ferreira
Técnico: Enderson Moreira

GRÊMIO: Victor; Léo, Réver e Pereira; Felipe Mattio, Rafael Carioca, William Magrão, Tcheco e Souza; Perea e Marcel
Técnico: Celso Roth


Leia mais sobre: Ipatinga Grêmio Campeonato Brasileiro



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo