iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

29/11 - 23:09

Em Salvador, Verdão busca Libertadores contra rival indigesto

Rival deste domingo já proporcionou a maior tristeza da história do Palmeiras: a queda para a Série B

Gazeta Esportiva

SALVADOR - Com uma rodada de antecedência, o Palmeiras pode garantir a sonhada vaga na Libertadores-09. Basta fazer sua parte, conquistar três pontos e contar com um tropeço do Flamengo diante do Goiás.

Porém, a missão alviverde fica mais difícil ao se levar em conta que o adversário deste domingo, às 17 horas, é o Vitória, no Estádio Barradão.

A atual década mostra que o Vitória é uma pedra no sapato do Palmeiras. Em 2002, os baianos foram responsáveis pela queda do Alviverde à segunda divisão do Campeonato Brasileiro com uma vitória por 4 a 3. No ano seguinte, mais um desastre: o Verdão levou uma goleada de 7 a 2 do rival no Parque Antártica, em confronto válido pela Copa do Brasil.

“Esses resultados do passado nos servem de exemplo para entrar em campo com atenção. Não queremos mais que ocorra isso com o Palmeiras”, decreta o meia Evandro, que ganhou a posição de titular na vitória diante do Ipatinga, no Palestra Itália.

Junto ao histórico complicado diante do Vitória, o Palmeiras acredita que os baianos podem ganhar um ingrediente extra no domingo: a famosa mala branca. O dinheiro poderia ser enviado pelo Flamengo e até pelo Cruzeiro, que também se interessa pelo resultado do Verdão.

No Parque Antártica, ninguém esconde que o objetivo principal era a conquista do título nacional. Mas garantir a vaga na Libertadores também é visto pelo elenco como um precioso prêmio. No ano que vem, o Verdão promete investir alto para buscar o título sul-americano.

“Você não pode estar cabisbaixo. Lógico que ficamos chateados por perder o título, só que tem uma vaga na Libertadores que é o segundo plano do Palmeiras na temporada”, explica o atacante Kléber.

Além de recuperar um clima de otimismo após bater o Ipatinga, o Palmeiras também afastou as especulações de mudança na comissão técnica. Depois de revelar tristeza pelo recente entrevero com torcedores organizados, o técnico Wanderley Luxemburgo emitiu um comunicado que fica no Palestra Itália em 2009.

Em busca dos três pontos, o Palmeiras terá de administrar desfalques importantes: o lateral-esquerdo Leandro e o volante Pierre estão suspensos. Para o lugar do primeiro, Jefferson é o favorito. No meio-campo, Jumar e Léo Lima brigam pela vaga. Contundido, o zagueiro Roque Júnior também fica de fora. Em compensação, o zagueiro Gustavo tem volta confirmada.

No Vitória, todas as atenções estarão voltadas para o meio-campista Marquinhos, que já está negociado para defender o próprio Palmeiras no ano que vem. O jogador promete manter uma postura profissional e defender as cores do atual clube com o máximo de respeito. “Devo respeito a quem paga o meu salário”, afirma.

Por questões contratuais, os baianos perdem peças importantes diante do Verdão: os zagueiros Leonardo Silva e Thiago Gomes e o atacante Osmar, que pertencem ao time paulista. Suspensos, Leandro Domingues e Robert completam a lista de desfalques..

FICHA TÉCNICA
VITÓRIA X PALMEIRAS

Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data: 30 de novembro de 2008, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Giulliano Bozzano (DF)
Assistentes: César Augusto de Oliveira Vaz e Nilson Alvez Carrijo (ambos do DF)

VITÓRIA: Viáfara; Marco Aurélio, Marcelo Batatais, Anderson Martins e Marcelo Cordeiro; Vanderson, Renan, Willans, Jackson e Marquinhos; Adriano.
Técnico: Vagner Mancini

PALMEIRAS: Marcos; Gustavo, Maurício (Jéci) e Martinez; Fabinho Capixaba, Sandro Silva, Jumar, Evandro e Jefferson; Diego Souza e Kléber
Técnico: Wanderley Luxemburgo.


Leia mais sobre: Campeonato Brasileiro Vitória Palmeiras



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo