iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

29/11 - 23:14

Botafogo pode rebaixar Figueirense no Engenhão

Cariocas não lutam por mais nada, mas serão decisivos no futuro dos catarinenses na Série A

Gazeta Esportiva

RIO DE JANEIRO - Classificado para a Copa Sul-americana, sem chances de título ou de ir para a Libertadores e sem correr risco de rebaixamento. Esse é o Botafogo que recebe o Figueirense neste domingo, às 17horas (Brasília), no Engenhão, pela penúltima rodada do Brasileirão.

O Alvinegro soma 50 pontos e vem de um empate por 2 a 2 com o Atlético-PR, também em casa.

Embalado pelo triunfo de 4 a 3 sobre o Náutico, o Figueira, 17º colocado com 38 pontos, precisa desesperadamente de uma vitória, sob pena de ser rebaixado já neste fim de semana. No primeiro turno as duas equipes se enfrentaram em Florianópolis e os cariocas ganharam por 2 a 1.

Ney Franco, técnico do Botafogo, vem trabalhando no sentido de tentar motivar seu grupo. Por isso, lembrou aos jogadores a necessidade de o Glorioso terminar a competição na melhor posição possível. Atualmente o time ocupa a nona posição, que foi a mesma de 2005, a melhor desde a conquista do título nacional de 1995.

“Precisamos sempre nos empenhar quando estamos defendendo a camisa do Botafogo, uma vez que somos profissionais. Mas, além disso, podemos ser responsáveis pela melhor campanha do time em Brasileiros desde que o título de 95 foi conquistado. Isso seria muito importante para marcar de forma positiva o fim de um ano que deixou a desejar em termos de resultados” afirmou Ney Franco.

Além disso, o jogo servirá de motivação para os atletas que querem mostrar que podem se firmar na condição de titulares na próxima temporada. Caso do atacante argentino Leandro Zárate, que marcou um dos gols contra o Atlético-PR na semana passada e pretende deixar a sua marca novamente.

“Para mim esses jogos são importantes porque vou conseguir ter uma pequena seqüência e mostrar meu faro de artilheiro para os torcedores. Quero mostrar que tenho condições de me firmar de vez na condição de titular, mesmo respeitando todos os jogadores que fazem parte do elenco. Para mim motivação com certeza não vai faltar”, disse Zárate.

Para esse jogo o técnico do Botafogo terá a volta do zagueiro André Luis, do meia Diguinho e do atacante Jorge Henrique, que cumpriram suspensão diante do Furacão. Em compensação o zagueiro Renato Silva, com uma contratura muscular na coxa direita, e o volante Túlio, que além de ter que cumprir o último jogo da punição sofrida em razão da expulsão contra o Goiás, está com dores musculares no mesmo local, ficam fora. Dessa maneira Emerson está mantido na zaga e Lucas Silva vai auxiliar Lucio Flavio na criação.

Pelo lado do Figueirense, o técnico Pintado tem procurado mostrar aos jogadores que a possibilidade de o time conseguir escapar do rebaixamento é real, devido a possíveis combinações de resultados.

“O mais importante neste momento é fazer a nossa parte e acreditar que evitar a queda é algo possível sim, pois se fizermos os seis pontos que faltam chegaremos aos 44 não tenho dúvidas de que vamos permanecer na elite. Até porque tem confronto direto entre Náutico e Atlético Paranaense. Mas a prioridade é fazermos a nossa parte”, disse Pintado.

A equipe catarinense já está definida para o confronto, com apenas uma alteração em relação à formação que derrotou o Náutico. O zagueiro Asprilla, que estava suspenso, volta na vaga de Gomes, que terá que cumprir suspensão.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO x FIGUEIRENSE

Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro-RJ
Data: 30 de novembro de 2008 (Domingo)
Horário: 17 horas (Brasília)
Árbitro: Salvio Fagundes Filho (Fifa-SP)
Assistentes: Ednilson Corona (SP) e Emerson de Carvalho (Fifa-SP)

BOTAFOGO: Renan; Alessandro, André Luis, Emerson e Triguinho; Leandro Guerreiro, Diguinho, Lucio Flavio e Lucas Silva; Jorge Henrique e Leandro Zárate
Técnico: Ney Franco

FIGUEIRENSE: Wilson; Bruno Perone, Asprilla e Alex Bruno; Anderson Luís, Diogo, Marquinho, Cleiton Xavier e William Matheus; Rafael Coelho e Tadeu
Técnico: Pintado


Leia mais sobre: Botafogo Figueirense Campeornto Brasileiro



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo