iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

28/11 - 16:07

Duelo londrino é destaque em dia de clássicos
Rivais chegam em situações opostas ao dérbi: Chelsea lidera, e Arsenal de Wenger é apenas o quinto colocado

Trivela.com

LONDRES (Inglaterra) - Chelsea e Arsenal chegam em situações distintas ao clássico deste domingo, em Stamford Bridge, pela 15ª rodada do Campeonato Inglês. Enquanto os Blues de Luiz Felipe Scolari lideram com 33 pontos, superando o Liverpool pelo saldo de gols, os Gunners de Arsène Wenger ocupam apenas a quinta posição na tabela, fora da zona de classificação para a Liga dos Campeões.

O dérbi londrino começa pouco depois de outro aguardado duelo local, reunindo Manchester City e Manchester United. O United é o terceiro colocado, oito pontos atrás de Chelsea e Liverpool, com uma partida a menos. O City aparece apenas em 11º lugar, com 17 pontos, mas vem de uma semana positiva. O time de Mark Hughes venceu o Arsenal por 3 a 0, em seu último jogo pela Premier League, e se classificou por antecipação na Copa Uefa ao derrotar o Schalke 04 por 2 a 0, na Alemanha.

O Arsenal sabe que uma vitória diante do Chelsea é fundamental para manter as esperanças de brigar pelo título. Em caso de derrota, o time de Wenger ficaria 13 pontos atrás do rival - e possivelmente também do Liverpool, que recebe o West Ham na segunda-feira, fechando a rodada.

Apesar de ter garantido vaga nas oitavas-de-final da Liga dos Campeões com a vitória por 1 a 0 sobre o Dynamo Kiev, terça-feira, o Arsenal não tem convencido seus torcedores. Wenger tem enfrentado as primeiras contestações e especulações sobre o futuro em seus doze anos no clube. A torcida considera que faltaram reforços, e ainda espera para ver os resultados da política de apostar em um time cheio de jovens promessas.

Além disso, os Gunners viveram dias turbulentos por causa das críticas públicas feitas pelo zagueiro William Gallas aos colegas de time. Gallas perdeu o posto de capitão, que agora é do espanhol Cesc Fàbregas. Para buscar a redenção contra o Chelsea, o time pode contar com o retorno do atacante Emmanuel Adebayor, que se recupera de uma lesão no tornozelo. O meia Samir Nasri e o lateral Bacary Sagna, contundidos, devem ficar de fora.

O Chelsea, ao contrário do Arsenal, deixou para a última rodada a definição de seu futuro na Liga dos Campeões. Ao empatar por 1 a 1 com o Bordeaux, a equipe perdeu a liderança do grupo A para a Roma, e está obrigada a vencer os romenos do Cluj para selar sua passagem à próxima fase sem depender do resultado da outra partida.

O principal trunfo para Scolari é o atacante Nicolas Anelka, que marcou o único gol dos Blues na França e chegou a nove nos últimos sete jogos oficiais. O técnico brasileiro não conta com Didier Drogba, que cumpre o segundo de três jogos de suspensão.

Dérbi em Manchester
O Manchester City venceu os dois jogos contra o United na última temporada, e para ampliar a seqüência espera contar com os retornos de Robinho e Elano, que não enfrentaram o Schalke. Robinho se recuperava de uma lesão no tornozelo, enquanto Elano ficou de fora porque sua mulher havia dado à luz.

O Manchester United já está garantido nas oitavas-de-final da Liga dos Campeões, depois de empatar sem gols com o Villarreal na Espanha. O goleiro Edwin van der Sar, poupado na competição européia, retorna ao time contra o City. A principal dúvida para o técnico Alex Ferguson é o atacante Dimitar Berbatov, às voltas com um problema muscular.

Desfalque certo na rodada é Fernando Torres, atacante do Liverpool, que voltou a se lesionar e ficará fora não apenas do jogo contra o West Ham, mas também de todas as partidas dos Reds nas próximas três semanas.

Veja os jogos da 15ª rodada da Premier League:

Sábado, 29/novembro

Sunderland x Bolton
Aston Villa x Fulham
Middlesbrough x Newcastle
Stoke x Hull
Wigan x West Bromwich

Domingo, 30/novembro

Manchester City x Manchester United
Portsmouth x Blackburn
Tottenham x Everton
Chelsea x Arsenal

Segunda, 1º/dezembro

Liverpool x West Ham


Leia mais sobre: Campeonato Inglês



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo