iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

25/11 - 14:59

Sul-Americana analisará suspensão do futebol peruano em dezembro
A Fifa decidiu na segunda-feira suspender temporariamente o Peru devido a uma disputa entre a Federação Peruana de Futebol (FPF) e o governo do país andino

Reuters

ASSUNÇÃO (Paraguai) - A Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF) estudará no fim de dezembro que medidas tomará caso o Peru não consiga reverter a suspensão aplicada pela Fifa a todas as competições oficiais da seleção e das equipes peruanas, disse na terça-feira um porta-voz da instituição.

A Fifa decidiu na segunda-feira suspender temporariamente o Peru devido a uma disputa entre a Federação Peruana de Futebol (FPF) e o governo do país andino, que não reconhece o presidente da federação, Manuel Burga, por considerar sua eleição irregular.

A decisão deverá ser revogada ou confirmada durante a próxima reunião do Comitê Executivo da Fifa, que será realizada em dezembro, em Tóquio, segundo informou a CSF. Se não for encontrada uma solução, o Peru pode enfrentar a desfiliação.

Francisco Figueredo, secretário executivo da CSF, disse a uma rádio em Assunção que será o comitê de urgência do órgão que estudará como seguirão os torneios que teriam clubes do Peru se a punição continuar.

"Não foi tomada nenhuma determinação, vamos esperar (a decisão da Fifa) e depois fazer uma reunião de cinco dirigentes para ver quem substituirá as equipes peruanas se continuar a suspensão", disse Figueredo, acrescentando que a reunião será no dia 20 de dezembro.

Caso a sanção seja confirmada, a seleção peruana não seguirá participando das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, e as equipes do país não poderão estar na edição de 2009 da Copa Libertadores da América.

"O comitê de urgência deverá buscar como regularizar essa situação, pensamos, em princípio, sortear um dos nove países para saber qual substituiria as equipes peruanas na Copa Libertadores", disse Figueredo.

(Reportagem de Mariel Cristaldo)


Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo