iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

25/11 - 21:20

Na era dos pontos corridos, ameaçados nunca venceram as duas últimas

Dado é uma péssima notícia para equipes como Vasco, Portuguesa, Figueirense e Ipatinga

Gazeta Esportiva

SÃO PAULO - Desde que o Campeonato Brasileiro começou a ser disputado pela fórmula de pontos corridos, nenhum dos quatro últimos colocados conseguiu reagir com duas vitórias seguidas nas duas últimas rodadas. Se a escrita persistir, o Ipatinga, lanterna com 34 pontos, seis atrás do Náutico, o primeiro dos não rebaixados, estará na série B na temporada 2009.  

De 2003 até 2007 normalmente dá a lógica na zona do rebaixamento: Desde que o Campeonato Brasileiro começou a ser disputado pela fórmula de pontos corridos, nenhum dos quatro últimos colocados conseguiu reagir com duas vitórias seguidas nas duas últimas rodadas. Se a escrita persistir, o Ipatinga, lanterna com 34 pontos, seis atrás do Náutico, o primeiro dos não rebaixados, estará na série B na temporada 2009. os quatro últimos colocados não vencem duas partidas nas duas últimas rodadas. Os melhores resultados foram os quatro pontos conquistados por Fortaleza em 2006, Coritiba e Atlético-MG em 2005 e Ponte Preta em 2003.

O resultado mais freqüente entre os quatro piores dos últimos cinco anos é perder as duas últimas partidas. Isso aconteceu nove vezes com Paraná e América-RN em 2007, São Caetano e Santa Cruz em 2006, Paysandu e Brasiliense em 2005, Vitória e Grêmio em 2004 e Bahia em 2003.

Neste ano os quatro últimos são: Figueirense com 38, o Vasco e a Portuguesa com 37 e o Ipatinga com 34. O Náutico é o primeiro dos não rebaixados e tem 40. Se a escrita se mantiver, o time pernambucano se salva do rebaixamento com uma vitória na próxima partida contra o Atlético-PR no Estádio dos Aflitos. Aliás, se nenhum dos últimos colocados fizerem seis pontos, Santos e Fluminense estão livres da série B e o Furcão precisa somente de um empate contra o Timbu.

Figueirense

17º colocado enfrenta o desinteressado Botafogo no Engenhão e depois recebe o mistão colorado no Orlando Scarpelli. Por ter apenas dois pontos a menos que o Náutico é quem tem, teoricamente, a tabela mais fácil para fugir do rebaixamento

Próximos adversários:

Botafogo X Figueirense
Figueirense X Internacional

Vasco

Precisa conseguir o que ninguém conseguiu: ganhar as duas últimas partidas, contra Coritiba no Couto Pereira e Vitória em São Januário. O Coxa-branca já está classificado para a Sul-americana e o time baiano precisa de um empate para ir ao torneio continental.

Próximos adversários:

Coritiba X Vasco
Vasco X Vitória

Portuguesa

Enfrenta o Sport no Canindé, onde tem feito boa campanha. Porém, na última rodada, a Lusa vai até o Mineirão desafiar o Cruzeiro que, provavelmente, ainda estará na briga por uma vaga na Copa Libertadores. Caso não consiga somar quatro pontos estará na Segunda Divisão em 2009.

Próximos adversários:

Portuguesa X Sport
Cruzeiro X Portuguesa

Ipatinga

Só um milagre salva o jovem time mineiro. Além de ter que ganhar os dois jogos, precisa torcer muito contra os times que estão acima da tabela. Pra piorar o próximo adversário é o Grêmio que ainda sonha com o título nacional. Depois vai até o Maracanã duelar com o Fluminense. Caso não vença a próxima rodada, voltará para a série B com uma rodada de antecedência.

Próximos adversários:

Ipatinga X Grêmio
Fluminense X Ipatinga


Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo