iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

24/11 - 13:25

Santos na expectativa de convite para disputar a Libertadores

Federação Peruana tem dez dias para resolver problema com seu presidente e pode perder vagas para o torneio; Santos entraria como convidado

Gazeta Esportiva

SANTOS - A Fifa deu um ultimato ao Peru para que o imbróglio envolvendo o Instituto Peruano do Esporte (IPD) e a Federação Peruana de Futebol (FPF), cujo presidente, Manuel Burga, foi suspenso pelo órgão governamental por cinco anos, seja solucionado. A data limite estipulada pelo presidente Joseph Blatter, é esta segunda-feira.

O dirigente espera receber um documento assinado pelo governo do país e pela FPF, assegurando que o problema será resolvido dentro de dez dias.

Se os peruanos não cumprirem o prazo estipulado pela Fifa, devem sofrer severas punições, como a eliminação da seleção nacional e de suas agremiações da disputa de competições internacionais organizadas pela Fifa ou pelas suas associadas, caso da Conmebol.

Caso essas medidas sejam tomadas, o Peru ficará impedido de disputar a próxima edição da Taça Libertadores da América, o que obrigatoriamente abriria três vagas no torneio. Apesar da Conmebol não ter se pronunciado sobre o assunto, alguns clubes brasileiros vivem a expectativa de conseguirem um lugar na disputa da competição.

O Santos é um deles. O time da Vila Belmiro entraria como convidado, por ser um dos clubes mais tradicionais do continente. “Seria uma grande notícia para nós. Depois da temporada difícil que passamos, poderíamos passar um grande final de ano”, disse o técnico Márcio Fernandes, antes de ponderar sobre a possibilidade. “Não podemos nos iludir. Para que isso aconteça, seria necessária a desfiliação da Federação Peruana, o que é um fato difícil de acontecer”, comentou.

O lateral Kléber concorda com a cautela do comandante alvinegro, mas destaca que, caso o Peixe seja realmente convidado, a equipe vai entrar forte no campeonato. “Não é o objetivo do Santos ganhar a vaga por nome ou tradição. No entanto, caso sejamos convidados, vamos entrar para ganhar o título”, destacou.

A Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) realiza o sorteio das chaves da Libertadores 2009 nesta terça-feira, em Assunção, capital do Paraguai, onde fica a sede da entidade.


Leia mais sobre: Federação Peruana de Futebol Fifa Copa Libertadores Santos



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Gazeta Press

Presente de Natal
Equipe pode ser beneficiada por problema na Federação Peruana e receber convite

Topo