iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

24/11 - 13:36

O que o seu time precisa (ou não) fazer nas últimas rodadas do Brasileiro
Faltando apenas dois jogos para cada equipe, 15 times ainda brigam por título, contra o rebaixamento ou por uma vaga nas competições sul-americanas de 2009

Redação iG Esporte

SÃO PAULO - Restando apenas duas rodadas para o final do Brasileirão de 2008, nada está definido. O time campeão, as equipes que vão para as Copas Libertadores e Sul-Americana e os rebaixados, tudo será definido nas próximas duas e derradeiras semanas da competição.

Apenas cinco equipes, Coritiba, Goiás, Internacional e Botafogo, já classificados para a Sul Americana, e o Sport, com vaga assegurada na próxima Libertadores por ter sido campeão da Copa do Brasil, não têm mais objetivos neste Brasileiro.

São Paulo e Grêmio lutam pelo título, embora os gaúchos não tenham garantido sequer uma vaga na Libertadores até aqui. Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo, assim como os gremistas, ainda brigam para chegar ao principal torneio interclubes sul-americano em 2009.

Já a briga pela Copa Sul-Americana está entre seis equipes, embora Náutico e Atlético-PR estejam muito mais interessados em escapar do rebaixamento, objetivo que dividem com os ameaçadíssimos Figueirense, Vasco, Portuguesa e Ipatinga, os quatro times que hoje estão na zona de queda.

Saiba o que seu time precisa fazer nas duas últimas rodadas para alcançar seu objetivo no Brasileirão:

TÍTULO

São Paulo (71 pontos) - Precisa de mais dois pontos para ser campeão. O time tem Fluminense (C) e Goiás (F) pela frente.

Grêmio (66 pontos) - Precisa vencer seus dois jogos que restam e torcer para o São Paulo somar, no máximo, um ponto. Encara Ipatinga (F) e Atlético-MG (C).

LIBERTADORES  (três vagas abertas para quatro times)

Grêmio (66 pontos) - Precisa de mais quatro pontos, uma vitória e um empate, para se garantir na Libertadores sem depender de ninguém.

Cruzeiro (64 pontos) - Para não depender de ninguém, basta vencer os dois jogos que restam e somar seis pontos. Pega Internacional (F) e Portuguesa (C).

Palmeiras (64 pontos) - Vive a mesma situação que o Cruzeiro. Com seis pontos, se garante na Libertadores de 2009. O time tem Vitória (F) e Botafogo (C) pela frente.

Flamengo (63 pontos) – Se vencer seus dois últimos jogos, torce por pelo menos um empate de Cruzeiro ou Palmeiras, ou por dois empates do Grêmio. Pega Goiás (C) e Atlético-PR (F).

SUL-AMERICANA (três vagas abertas para seis times)

Vitória (48 pontos) - Um ponto nos dois últimos jogos coloca o rubro-negro matematicamente na competição sul-americana. Encara Palmeiras (C) e Vasco (F) pela frente.

Atlético-MG (47 pontos) - Dois pontos garantem o Galo na competição, já que um dos confrontos é diante do Santos, que também briga pela vaga e está quatro pontos atrás. Além do Santos (C), pega o Grêmio (F) pela frente.

Fluminense (43 pontos) - Seis pontos dão uma das vagas para o Tricolor carioca, sem que ele dependa de ninguém. Tem São Paulo (F) e Ipatinga (C) pela frente.

Santos (43 pontos) - Precisa vencer seus dois jogos e ainda torcer por um empate de Atlético-MG (contra o Grêmio) ou Fluminense, ou por duas derrotas do Vitória. Pega Atlético-MG (F) e Náutico (C).

Atlético-PR (42 pontos) - Tem que vencer os jogos que lhe restam e ainda torcer por duas das três opções: ao menos um empate de Santos, ao menos um empate do Fluminense, que o Atlético-MG some somente mais um ponto. Pega Náutico (F) e Flamengo (C).

Náutico (40 pontos) - Precisa de duas vitórias e ainda torce para que Fluminense, Santos e Atlético-PR não vençam mais nenhum jogo. Encara Atlético-PR (C ) e Santos (F ).

REBAIXAMENTO (oito times fogem de quatro vagas)

Fluminense (43 pontos) - Um ponto já afasta em definitivo o fantasma da degola, no mínimo no saldo de gols. O time tem São Paulo (F) e Ipatinga (C) pela frente.

Santos (43 pontos) - Vive a mesma situação que o Fluminense. Um empate nos dois últimos jogos livra o alvinegro. Pega Atlético-MG (F) e Náutico (C) pela frente.

Atlético-PR (42 pontos) - Três pontos salvam a equipe sem depender de outros resultados. Encara o Náutico (F) e o Flamengo (C).

Náutico (40 pontos) - Se vencer os dois jogos que lhe resta, o Timbu se garante na Série A em 2009. O time tem Atlético-PR (C) e Santos (F) pela frente.

Figueirense (38 pontos) - Precisa vencer seus dois jogos e ainda torcer para que o Náutico não vença mais ou por duas derrotas do Atlético-PR. Botafogo (F) e Internacional (C) são as partidas que restam.

Vasco (37 pontos) - Precisa vencer os dois jogos que restam e torcer para que o Figueirense empate uma de suas partidas e que o Náutico some apenas três pontos. O time tem Coritiba (F) e Vitória (C) pela frente.

Portuguesa (37 pontos) - Tem que somar seis pontos e torce por empates de Vasco e Figueirense, e que o Náutico não vença mais. O time encara Sport (C) e Cruzeiro (F).

Ipatinga (34 pontos) - Praticamente rebaixado. Os mineiros têm que vencer seus dois últimos jogos e torcer por uma série de combinações. O Náutico tem que perder todas, Figueirense e Vasco não podem mais vencer e a Portuguesa tem que perder pelo menos uma partida. O time tem Grêmio (C) e Fluminense (F) pela frente.


Leia mais sobre: Brasileirão Zona do rebaixamento Libertadores da América Copa Sul-Americana



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Divulgação

Arrancada do Tricolor
O São Paulo, do artilheiro Borges, precisa de mais dois pontos para garantir seu sexto título nacional

Topo