iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

24/11 - 18:36

Após decisão da Fifa, Inter fica mais distante da Libertadores

Federação Peruana foi punida, mas país terá até 17 de dezembro para resolver pendência e retomar vagas no torneio

Gazeta Esportiva

SÃO PAULO - A Fifa puniu a Federação Peruana de Futebol (FPF) nesta segunda-feira, mas deu uma alternativa aos peruanos, o que dificulta a intenção do Inter de disputar a próxima Libertadores. A entidade que rege o futebol mundial suspendeu temporariamente os peruanos de competições internacionais.

Contudo, o país terá até 17 de dezembro para achar uma solução para o imbróglio. Ocorrendo o acerto entre as partes envolvidas, o gancho será revogado.

A Federação Peruana sofre de problemas administrativos, pelo fato de o Instituto Peruano do Desporto e o governo peruano, quererem interferir na escolha do presidente da entidade, o que a Fifa não permite. Existe informações de que os grandes clubes do país estão se organizando para que se ache uma solução amigável para a confusão e ninguém saia perdendo.

Caso não ocorra um acerto, seriam abertos três lugares na Copa Libertadores de 2009. Segundo o assessor de futebol do Inter, Fernando Carvalho, ainda não está definida como estas vagas seriam preenchidas. “Não há nenhuma indicação do que vá ocorrer, para que não haja nenhum tipo de pressão e trabalho nos bastidores”, explicou o dirigente.

Há a especulação de que a Conmebol estaria em dúvida entre dois critérios para preencher os lugares. O primeiro, que é a hipótese mais forte, seria sortear três países que fazem parte do continente para receberem a vaga e as federações da cada nação sorteada adotaria o seu critério de escolha para conceder a vaga na competição.

A outra, bem mais remota e que beneficiaria os colorados, seria que o vice da Libertadores deste ano – o Fluminense - e os finalistas da Copa Sul-Americana – Inter e Estudiantes – ficariam com as vagas. Porém, existe a pressão de outros países para que Argentina e Brasil não recebam nenhuma destas vagas.


Leia mais sobre: Internacional Copa Libertadores



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


AFP

Venha o que vier
Mesmo não estando na Copa Libertadores-2009, Inter vai atrás do caneco da atual Sul-Americana

Topo