iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

23/11 - 19:00

São Paulo vence e fica perto do título; Vasco, da Série B

Tricolor precisa de apenas mais uma vitória para conquistar o 3º título consecutivo do Brasileirão, feito inédito na história

Gazeta Esportiva

RIO DE JANEIRO - Não foi fácil, mas neste domingo o São Paulo conseguiu manter a liderança e ficou bem perto do hexacampeonato Brasileiro. Depois de enfrentar pedradas e xingamentos na chegada a São Januário, ter que arrombar o portão para entrar no estádio e forçar a entrada no gramado para o aquecimento, o Tricolor fez valer sua melhor técnica e superou o Vasco: 2 a 1.

Veja os gols de Vasco 1 x 2 São Paulo

O destaque da vitória tricolor foi o ala-esquerdo Jorge Wagner. O camisa sete abriu o placar no primeiro tempo, em cobrança de falta perfeita, e recolocou o São Paulo em vantagem no início da etapa final, cobrando escanteio nos pés de Hugo. Madson fez o único gol dos cariocas, cada vez mais próximos da Série B.

O resultado conquistado na capital carioca deixa o São Paulo a uma vitória do hexacampeonato nacional. Isso porque o Grêmio sucumbiu perante o Vitória no Barradão e estacionou nos 66 pontos, cinco a menos que o time do Morumbi.

Caso vença o Fluminense no próximo domingo, no Morumbi, o São Paulo chegará aos 74 pontos e não poderá mais ser alcançado por nenhum dos concorrentes mais próximos. O Vasco tentará mais uma vez fugir da zona de rebaixamento diante do Coritiba, no Couto Pereira.

O jogo
Precisando desesperadamente vencer para não dar mais um passo rumo à Série B em 2009, o Vasco começou a partida pressionando e conseguiu quatro escanteios em menos de dez minutos.

A pressão, no entanto, foi prejudicada pela falta de qualidade nos arremates e Rogério Ceni teve seu trabalho facilitado pelas bolas levantadas contra sua área. Acuado, o São Paulo apostava no contra-ataque para surpreender e quase foi feliz aos 14 minutos.

Dagoberto fez linda jogada pela esquerda e rolou para o meio. Hernanes, livre, teve tempo para dominar e chutar forte, obrigando o goleiro Rafael a fazer linda intervenção. O camisa um vascaíno voltou a brilhar quatro minutos depois, evitando o que seria um golaço contra de Wagner Diniz, que fez o corte para evitar o chute de Dagoberto.

Rafael só não conseguiu evitar que a falta cobrada com maestria por Jorge Wagner estufasse as redes do Vasco aos 21 minutos. Perfeito, o camisa sete mandou no ângulo e abriu o placar para o Tricolor: 1 a 0.

O gol são-paulino acendeu ainda mais a partida e o Vasco voltou a crescer. Rogério Ceni se esticou todo e evitou gol contra de André Dias, mas nada pôde fazer quando Madson arriscou de longe. A bola desviou em Miranda e encobriu o capitão são-paulino, decretando a igualdade aos 31 minutos: 1 a 1.

Na volta para o segundo tempo, bastaram quatro minutos para o São Paulo voltar à frente, novamente com a bola parada. Jorge Wagner bateu escanteio da esquerda, a zaga vascaína vacilou e Hugo, com tranqüilidade, dominou e bateu forte, superando o goleiro Rafael: 2 a 1.

Encurralado, o técnico Renato Gaúcho resolveu mexer na equipe e mandar a campo o veterano Edmundo no lugar do lateral Edu. O time melhorou e criou boas chances para empatar. A primeira em cabeçada do zagueiro Eduardo Luiz, bem defendida por Rogério Ceni, e a segunda em chute forte de Leandro Amaral após bom passe de Edmundo, novamente neutralizada pelo capitão são-paulino.

Cada vez mais perto do título graças à goleada imposta pelo Vitória em cima do Grêmio, o São Paulo passou a tocar a bola e acabou sofrendo com a pressão vascaína. Wagner Diniz, frente a frente com Rogério Ceni, e Edmundo, livre na entrada da área, tentaram o empate, mas falharam na hora de finalizar e o placar ficou mesmo 2 a 1 para o Tricolor.

FICHA TÉCNICA:
VASCO DA GAMA 1 X 2 SÃO PAULO  (Veja como foi o jogo lance a lance)

Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 23 de novembro de 2008 (domingo)
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba (Fifa-RS)
Assistentes: Milton Otaviano (Fifa-RN) e Alessandro Rocha de Matos (Fifa-BA)

Cartões amarelos: Madson, Edmundo, Jorge Luiz (Vasco), Jean, Jancarlos (São Paulo)

GOLS:
VASCO:Madson, aos 31 minutos do primeiro tempo
SÃO PAULO: Jorge Wagner, aos 21 minutos do primeiro tempo, Hugo, aos 4 minutos do segundo tempo

VASCO: Rafael; Eduardo Luiz, Odvan e Jorge Luiz; Wagner Diniz, Jonílson, Mateus (Alan Kardec), Madson e Edu (Edmundo); Alex Teixeira (Pedrinho) e Leandro Amaral
Técnico: Renato Gaúcho

SÃO PAULO: Rogério Ceni; André Dias, Miranda e Anderson; Joilson (Jancarlos), Jean, Hernanes, Hugo (Richarlyson) e Jorge Wagner; Borges e Dagoberto (Éder Luis)
Técnico: Muricy Ramalho

Leia mais sobre:


Leia mais sobre: São Paulo Vasco Brasileirão

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Vipcomm

vasco e são paulo

Ritmo de festa
Com grande atuação de Jorge Wagner, Tricolor vence, complica o Vasco, e fica a 1 vitória do título

Topo
Contador de notícias