iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

22/11 - 11:33

Sporting admite má fase após pior início de temporada em 40 anos

A última vez que os sportinguistas haviam terminado a oitava rodada fora dos cinco primeiros lugares em Portugal havia sido na temporada 1968/1969

Gazeta Esportiva

LISBOA (Portugal) - Com 13 pontos em oito jogos disputados, o Sporting Lisboa ocupa apenas a sexta colocação do Campeonato Português. Mas além de estar a nove pontos do líder Leixões (que venceu seu jogo pela nona rodada nesta sexta), os lisboetas ainda têm que se virar com uma amarga estatística: é a pior colocação do clube na competição em quase 40 anos.

A última vez que os sportinguistas haviam terminado a oitava rodada fora dos cinco primeiros lugares em Portugal havia sido na temporada 1968/1969. Na época, o time de Lisboa, comandado pelo então técnico Fernando Caiado, chegou apenas à sétima posição no mesmo ponto do torneio, perdendo para times modestos como União de Tomar e GD Companhia União Fabril.

Na nona rodada, o treinador empatou e pediu demissão, cedendo o posto para Armando Ferreira. E mesmo com o início ruim de temporada, o Sporting conseguiu reagir e terminar o campeonato na quinta colocação, atrás de Benfica, Porto, Vitória de Guimarães e Vitória de Setúbal.

A estatística deixou o atual técnico da equipe bastante preocupado. De acordo com Paulo Bento, a torcida alviverde pode se preparar, porque o ano de 2009 promete ser dos mais instáveis em José Alvalade.

“Temos de falar verdade: não vai ser um ano fácil para o Sporting. Já digo desde o início”, afirmou o treinador, que lamentou as ameaças de agressão que o elenco sofreu na última semana por parte de alguns torcedores insatisfeitos com a campanha realizada até aqui – quatro vitórias, um empate e três derrotas.

“Quando diziam que jogávamos mal e ganhávamos, não acontecia nada. Depois, começamos a jogar melhor e perdemos, e aí apareceu esta situação. Devemos saber lidar com isto, são situações provocadas pelo apreço que as pessoas têm pelo clube. Não agradam e não deviam existir, mas devemos viver com elas”, analisou.

Ainda assim, o Sporting tem motivos para acreditar em uma reação até a metade de 2009. Na temporada 2001/2002, quando o time conquistou seu último título, a campanha foi exatamente idêntica à atual até a oitava rodada: quatro vitórias, um empate e três derrotas.

De quebra, na nona rodada, o time de Lisboa ainda ficou no empate sem gols com o Santa Clara. Neste sábado, tentando um resultado melhor que o conquistado há sete anos, os Leões enfrentarão a Naval fora de casa.


Leia mais sobre: Sporting Campeonato Português



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo