iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

21/11 - 15:32

Fifa ameaça suspender Federação Peruana de Futebol

O problema é o confronto do estatal Instituto Peruano do Esporte (IPD) com a FPF

EFE

SANTIAGO (Chile) - O presidente de a Fifa, Joseph Blatter, deu hoje um ultimato à Federação Peruana de Futebol (FPF) e ao Governo peruano para resolverem a disputa que travam, sob pena de suspender o país como associado.

"Na próxima segunda-feira, necessitamos de um documento oficial no qual o Governo e a Federação estejam de acordo em solucionar o tema em um prazo de dez dias", declarou, em Santiago, Blatter, advertindo que se não for atendido suspenderá a Federação (peruana) "imediatamente".

O presidente da Fifa, acompanhado pelo presidente da Associação de Nacional de Futebol Profissional (ANFP) do Chile, Harold Mayne-Nicholls, deu entrevista coletiva em Santiago, onde presenciou o início do Mundial Feminino sub-20, realizado no Chile de o 19 de novembro a 7 de dezembro.

Blatter ressaltou que a suspensão da FPF significaria a exclusão das equipes peruanas e das seleções nacionais das competições que a Fifa organiza, assim como a proibição de seus árbitros apitarem partidas internacionais.

O confronto do estatal Instituto Peruano do Esporte (IPD) com a FPF, cujo presidente, Manuel Burga, suspendeu por cinco anos, já fez o Peru perder o próximo Campeonato Sul-Americano sub-20, cuja sede passou a ser a Venezuela.

O Governo acusa Burga de não adequar os estatutos da FPF à Lei do Esporte.

A Fifa já denunciou em outubro as "ingerências governamentais constatadas" na Federação Peruana e deu até hoje como prazo para chegarem a uma solução, embora seu comitê executivo o tenha estendido até segunda-feira.


Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo