iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

18/11 - 23:09

Por invasão no Canindé, São Paulo pode perder mando de campo

Líder do torneio e Portuguesa podem ser punidos por causa de invasão de campo de são-paulino no estádio da Lusa

Gazeta Esportiva

  • Clique aqui e leia mais notícias sobre o São Paulo
  • Clique aqui e leia mais notícias sobre o Fluminense
  • Clique aqui e leia mais notícias sobre a Portuguesa

RIO DE JANEIRO - A invasão de campo promovida por um torcedor são-paulino após a vitória tricolor por 3 a 2 sobre a Portuguesa no Canindé pode render punição aos dois clubes nesta reta final do Campeonato Brasileiro. Ambos serão julgados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e podem perder mandos de campo.

A invasão aconteceu quando o jogo já havia terminado e o responsável foi rapidamente detido pelos seguranças. Apesar disso, o time rubro-verde será julgado com base no artigo 213 do Código Brasileiro Justiça Desportiva (CBJD), por ‘deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto’.

A pena por esse artigo é multa de R$ 10 mil a R$ 20 mil, além de perda de mando de campo de uma a dez partidas, que deverá ser revertida também para o São Paulo, já que o CBJD prevê que, caso a infração tenha sido cometida pela torcida do time adversário, este sofrerá a mesma apenação que o mandante.

São Paulo e Portuguesa mandarão sua última partida no Brasileirão em 30 de novembro, contra Fluminense e Sport, respectivamente. O julgamento será realizado no dia 25 e, como a CBF estabelece que as alterações de mando só devem acontecer se determinadas com prazo de cinco dias antes, existe a chance de conseguir mandar os confrontos. Assim, a punição seria cumprida apenas na próxima edição da competição.

A alteração no mando de campo pode ter influência direta na definição da classificação da competição, uma vez que São Paulo e Portuguesa têm amplo aproveitamento em casa. O tricolor briga pelo título e a Lusa contra o rebaixamento.


Leia mais sobre: São Paulo Fluminense Portuguesa Canindé



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo