iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

17/11 - 18:21

Após largar ponta, Verdão amarga queda no momento de decisão
A derrocada alviverde começou justamente a partir da 29ª rodada, quando o time liderava a classificação

Gazeta Esportiva

SÃO PAULO - A regularidade foi uma das marcas durante grande parte da caminhada do Palmeiras no Campeonato Brasileiro. Das 35 rodadas da competição até o momento, o time do técnico Wanderley Luxemburgo passou 20 no G-4. Porém, o Verdão apresenta uma sensível queda de rendimento justamente na hora mais importante, que define o título e os representantes brasileiros na Libertadores da América do ano que vem.

Nas 7 últimas rodadas

Pontuação
São Paulo 19 pontos
Flamengo 14 pontos
Grêmio 13 pontos
Cruzeiro 12 pontos
Palmeiras 8 pontos.

Ataques
São Paulo 16 gols pró
Flamengo 14 gols pró
Cruzeiro 10 pontos
Grêmio 7 gols pró
Palmeiras 7 gols pró.

Defesas
São Paulo 7 gols contra
Flamengo 7 gols contra
Grêmio 7 gols contra
Cruzeiro 9 gols contra
Palmeiras 12 gols contra.

A derrocada alviverde começou justamente a partir da 29ª rodada, quando o time liderava a classificação e apenas empatou contra o Figueirense, em Florianópolis. Nas sete últimas apresentações pelo Campeonato Brasileiro, o Palmeiras conquistou somente oito pontos.

O desempenho é muito ruim se for comparado aos concorrentes ao título. No mesmo período, o líder São Paulo ganhou 19 pontos. Os outros integrantes do G-4 também tiveram pontuação superior: Flamengo (14), Grêmio (13) e Cruzeiro (12).

“É difícil explicar o que está acontecendo. No primeiro tempo contra o Flamengo, até jogamos bem, mas fomos desligados na etapa final. Vacilamos novamente em uma partida decisiva”, reconhece o zagueiro Gustavo.

Todos os setores do Palmeiras tiveram sensível queda de rendimento. O ataque, que chegou a ser o melhor da competição, marcou apenas sete vezes desde a 28ª rodada. Já a defesa teve o retrospecto de um gol sofrido em oito jogos no mês de setembro, mas tomou 12 nestas sete últimas partidas.

Vencido em 44 oportunidades, o Palmeiras é a apenas o 11º na lista dos gols sofridos do Campeonato Brasileiro. “Tivemos erros individuais, falhamos muito contra o Flamengo”, confirma o zagueiro Roque Júnior, em referência ao último “desastre” da equipe.

Consciente dos problemas de seu time, o técnico Wanderley Luxemburgo promete discutir para 2009 os detalhes que impediram o Palmeiras de lutar pelo título até a última rodada. “Publicamente falar o que faltou é complicado. Precisa ser falado internamente”, despista o comandante alviverde.

Alguns torcedores preferiram antecipar as cobranças sobre os atletas. Insatisfeitos com o baixo rendimento da equipe na hora da decisão, os palmeirenses levaram pipocas para o desembarque da equipe no Aeroporto de Cumbica. Todavia, os jogadores pegaram o ônibus ainda na pista e não tomaram conhecimento do protesto na noite deste domingo.


Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo