iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

15/11 - 18:18

Barueri sofre, mas supera Fortaleza em casa e põe um pé na elite

Equipe venceu Fortaleza por 1 a 0 e se beneficiou da derrota do Vila Nova para se manteve na quarta colocação

Gazeta Esportiva

BARUERI - O Barueri está a uma vitória de disputar a Série A do Campeonato Brasileiro pela primeira vez em sua história. Neste sábado, o time paulista conseguiu um triunfo suado em casa por 1 a 0 sobre o Fortaleza pela antepenúltima rodada, se firmou na quarta colocação da tabela da Segundona e ainda se distanciou dos rivais pelo acesso.

O gol que decretou a vitória da Abelha na Arena Barueri foi marcado aos 43 minutos do primeiro tempo da partida. Justamente num momento em que o Fortaleza pressionava os donos da casa, Val Baiano mostrou oportunismo ao desviar um cruzamento do lateral-direito Leryelton, mandando para as redes na saída do goleiro Tiago Cardoso.

O lance que originou o gol, no entanto, teve início após dois lances seguidos de muito perigo do Tricolor cearense: aos 42 minutos, o lateral-esquerdo Márcio Careca havia salvado em cima da linha uma cabeçada do zagueiro adversário Juninho. Pouco tempo depois, o atacante Zé Eduardo havia feito uma bela jogada na grande área e chutado cruzado, mas viu o goleiro Renê fazer a defesa e evitar o gol.

A partida continuou bastante movimentada no segundo tempo, mas o placar não foi alterado na região metropolitana de São Paulo. E, com o 1 a 0 a favor dos anfitriões, as duas equipes saíram do gramado em situações antagônicas: o Barueri se firmou na quarta colocação, enquanto o Fortaleza seguiu na 17ª posição, na amarga zona de rebaixamento.

Com 60 pontos ganhos, o Barueri foi beneficiado pela vitória por 3 a 1 do Corinthians no Pacaembu sobre o Vila Nova. Agora, o time comandado pelo técnico Márcio Araújo possui três pontos de vantagem sobre o quinto colocado: o Bragantino, com 57 pontos após a vitória 3 a 2 sobre o Avaí (mas com duas vitórias a menos).

O acesso dos baruerienses pode vir na próxima rodada: se vencer o América de Natal novamente em casa no próximo sábado, não poderá mais ser ultrapassado por mais nenhum outro clube na Série B e definirá os quatro times garantidos na Série A de 2009, ao lado de Corinthians, Avaí e Santo André.

Já o Fortaleza se na classificação, mas continuou com chances de se livrar do rebaixamento para a terceira divisão. O Pici permaneceu com 39 pontos, mas como ABC e Marília ficaram no 1 a 1 em Natal, o clube do interior paulista seguiu no 16º posto com 42 pontos, ainda ameaçado. O time da capital cearense voltará a São Paulo no próximo sábado para o duelo com o Bragantino, no Estádio Marcelo Stéfani.

FICHA TÉCNICA
BARUERI 1 X 0 FORTALEZA  (Veja como foi o jogo lance a lance)

Local:
Arena Barueri, em Barueri (SP)
Data: 15 de novembro de 2008, sábado
Horário: 16h20 (de Brasília)
Árbitro: Nelson Nogueira Dias (PE)
Assistentes: Claudio José de Oliveira Soares e Flávio Manoel da Silva (ambos do RJ)
Cartões amarelos: Esley, Franciscatti e Val Baiano (Barueri); Erandir, Rogério e Simão (Fortaleza)
Gols: BARUERI – Val Baiano, aos 43 minutos do primeiro tempo

BARUERI: Renê; Leryelton (Marcos Pimentel), Ávalos, Leandro Castán e Márcio Careca; Leanderson, Ralf, Esley e Flavinho (Thiago Humberto); Basílio (Franciscatti) e Val Baiano
Técnico: Márcio Araújo

FORTALEZA: Tiago Cardoso; Juninho (Josimar), Preto e Gaúcho; Flávio Medina, Erandir (Léo Jaime), Rogério, Simão e Eusébio; Adaílton (Matheus) e Zé Eduardo
Técnico: Heriberto da Cunha


Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo